Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sábado, 18 de agosto de 2012

A mulher sábia edifica a sua casa e a louca destrói.

Quando fala-se em “casa” nos referimos à família, lar, casamento. Já o edificar tem a ver com as atitudes necessárias para fazer do lar um lugar de harmonia.

Antes de continuar precisamos entender qual o sentido, o significado de “sábia”, conforme a bíblia. Nos Provérbios de Salomão, o escritor afirma que temor a Deus é o princípio da sabedoria. Temê-lo, não é ter medo dele, mas sim honrá-lo, reverenciá-lo e viver segundo a Sua soberana vontade. No mesmo livro bíblico nos deparamos com o perfil da mulher sábia/virtuosa no capítulo 31. Ali são descritas qualidades necessárias ao cumprimento do papel feminino. Vale a pena ler. Já de acordo com o apóstolo Pedro a mulher sábia é aquela que “que não come o pão da preguiça, que administra o lar com graça, que gasta os recursos disponíveis de forma parcimoniosa, que cuida do marido e dos filhos com verdadeiro amor e abnegação”. Uma sábia mulher é capaz de resolver os problemas do cotidiano, preservando a unidade do lar.


A mulher sábia, não age com imprudência, ela tem as suas ações orientadas pela razão e pelo bom senso. Seu agir evita o sentimentalismo ou os impulsos do coração. A mulher sábia sempre confia em Deus, tem uma vida de fé e de constante oração. Uma mulher que tem noção do seu papel no lar não vê a sua casa “cair” e fica acomodada, ela sempre toma a iniciativa e procura descobrir soluções alternativas. Que Deus nos ajude que tenhamos cada dia mais mulheres sábias em cada lar, em cada família, em cada casamento.


Infelizmente encontramos muitas mulheres “loucas” que, com suas atitudes levam sua casa, esposo e filhos a se desestruturarem. O livro de Provérbios declara “Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição”. Isto significa dizer que uma mulher bonita se torna feia quando não tem modos, se veste com mau gosto, fala demais, é mal-educada e etc., e segundo ainda o livro de Provérbios ela é como “podridão” nos ossos do marido.


A mulher louca não investiga, não avalia o conteúdo de uma informação e leva adiante, e termina por colocar o marido e/ou os filhos em situações constrangedoras. Ela é capaz de influenciar o marido para o mal e levá-lo, e a toda família à ruína.


A mulher louca destrói seu lar com “as próprias mãos”, isto equivale a dizer que suas ações são irrefletidas, que seu modo de agir nas mais variadas siuações do lar e do relacionamento com o marido são inconseqüentes. Ela costuma agir com imprudência sem analisar a consequência de seus atos.


Comportamentos impensados de uma mulher podem trazer prejuízos irremediáveis. E é bom que se diga que os resultados nem sempre são diretos, em muitos casos a falta de sabedoria vai gerando destruição do lar aos poucos.


A mulher louca não consegue controlar a sua língua e tem uma grande facilidade de falar mal dos outros inclusive diante dos filhos. Ela também tem desequilíbrio nos gastos da casa e sempre leva as finanças da casa para o vermelho, e na maioria das vezes com a compra de produtos desnecessários e inúteis.


Para a mulher louca a submissão ao marido é um grande “fardo”, no entanto submeter-se ao marido é o mesmo que prestar auxílio amoroso e inteligente a alguém investido de autoridade pelo próprio Deus (I Corintios 11:3), é estar ao lado de quem ama a fim de construir um “paraíso na terra”. Somente a mulher que ama a Deus e a seu marido consegue ser submissa.


Neste mundo moderno em que vivemos a mulher “ideal” é aquela que avança no mercado de trabalho e que se torna independente. No entanto, antes de tudo, ela também é esposa, é mãe, é a rainha do lar, é a espinha dorsal de uma casa, é a responsável pela construção do lar.


Que Deus abençoe cada mulher para tenho a sabedoria de Deus em sua vida e assim consigam cumprir a sua missão dada por Deus na terra.


Escrito por Francisco Evangelista

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana