Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Conheça um pouco do histórico da Assembleia de Deus em Petrolina

Pastores da história da Assembleia de Deus em Petrolina: Odilon Barbosa, João Gomes, José Ferreira, João Fernandes, José de Lira, Sebastião Felix e Elci Ribeiro
O templo matriz da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) em Petrolina (PE) completa hoje (24/8) 15 anos de inauguração. Para registrar a data aqui no blog publicamos um resumo histórico da IEAD com várias fotos, para que todos possam tomar conhecimento dos passos dados pela igreja até aqui.

José e Marta Maciel
Por volta de 1945, a IEAD ainda não havia chegado a Petrolina, mas alguns irmãos da cidade de Juazeiro vinham pregar nas ruas de nossa cidade e falar do evangelho de Cristo. Passado algum tempo, os irmãos começaram a realizar cultos na casa da irmã Maria Maciel. Ela e seu esposo, José Maciel, foram os primeiros crentes desta igreja.

Em 1950, a igreja Assembleia de Deus passou a ser oficialmente estabelecida em nossa cidade e em janeiro de 1952 chegou a Petrolina seu primeiro pastor: o saudoso pastor Odilon Barbosa.
Pastor Odilon Barbosa
Pastor Odilon permaneceu aqui por 12 anos. Neste período a igreja ainda não tinha endereço próprio e funcionava em salões alugados na Rua Dom Vital e Souza Junior.



Em meio a lutas e perseguições o Pastor Odilon seguiu fazendo a obra do Senhor, ele e os irmãos da época evangelizavam a cidade de rua em rua, passando em todas as casas, e iniciando também a evangelização no interior de Petrolina. Estes servos de Deus não mediam esforços para que vidas viessem a Cristo.

Casamento de José Vicente e Miriam Maciel
Em Julho de 1958, o Pastor Odilon realizava o primeiro casamento de jovens Assembleianos em solo petrolinense. Estavam se unindo o irmão José Vicente e a irmã Mirian Maciel. Ele depois seria o primeiro presbítero consagrado em Petrolina e posteriormente pastor na cidade de Cabrobó.

Pastor João Gomes
Após o pastor Odilon, em 1965, chegava a Petrolina o segundo pastor da nossa igreja: o pastor João Gomes A igreja já contava com 52 membros e ele sentiu a necessidade de se construir um Templo. E orando eles sobre este negócio, Deus abençoou a igreja e conseguiram um terreno para que nele fosse realizada a construção do Templo.

Depois de pedir o auxilio do pastor presidente, na época pastor José Amaro, iniciou-se a construção com o lançamento da pedra fundamental. Durante a obra, eles fizeram questão de registrar a empreitada com uma foto, na qual estavam presentes muitos crentes da época.

Construção sede antiga
Após muito trabalho e mutirões o Templo ficou pronto em apenas 4 meses. Em agosto de 1965 foi inaugurado o primeiro Templo da Assembleia de Deus em Petrolina, que ficou conhecido como Templo da rua Padre Fraga.

Foi no novo templo que foram oficializados, em Petrolina, os primeiros órgão musicais como, Coral Harmonia de Sião, o Grupo Vocal Genesis, Conjunto Musical Vozes de Sião, Conjunto Infantil Joias de Cristo, Campanha Evangelizadora e Escola Bíblica Dominical.

Em 1974, foi designado para assumir a igreja em Petrolina o saudoso pastor José Ferreira da Silva. Homem humilde e simples muito prudente no agir, que com sua esposa permaneceu em Petrolina por 13 anos, já na gestão do saudoso pastor presidente José Leôncio da Silva.

Os batismos naquela época eram realizados nas aguas do rio São Francisco. 

Pastor Ferreira e irmã Alcina
O pastor Ferreira afirmava que Deus iria abençoar a obra em Petrolina e que o Senhor levantaria muitos obreiros nesta cidade. No fim do seu pastorado em Petrolina já haviam 9 congregações, 11 pontos de pregação e vários lugares no interior evangelizados. Tudo isso, fruto do amor e dedicação desse grande homem de Deus.

Pastor Fernandes e irmã Maria
Em outubro de 1986 era anunciada a saída do Pr. José Ferreira e a chegada do Pastor João Fernandes  em Petrolina que efetivou sua mudança em 1987. Este servo de Deus com sua família contribuiu de forma notória para o crescimento desta obra. Ele demostrava seu amor pelas almas,  sendo também um homem sábio no ensino da Palavra.

Com poucos meses da chegada pastor João Fernandes, o ministério local lhe apresentou um projeto para reforma do Templo, para que o mesmo pudesse acomodar mais irmãos, pois a igreja havia crescido muito. A reforma foi realizada, mas o problema não foi solucionado, pois o Templo ainda continuava pequeno, Deus havia multiplicado seu povo. Assim, o pastor João Fernandes convocou a igreja para orar no proposito de que Deus lhes desse um novo Templo.

Construção templo atual
Alguns meses depois, o pastor estava anunciando no culto administrativo que a igreja havia recebido a doação de um terreno onde poderia ser construído o novo Templo.

A igreja se mobilizou e várias reuniões foram feitas para tratarem do assunto da construção. E no ano de 1988 iniciou-se a construção com o lançamento da pedra fundamental. 

Construção templo atual
O pastor e a comissão, criada para cuidar da obra, designavam as congregações para fazerem mutirões, que contavam sempre com muitos voluntários. Durante a construção, que durou 9 anos, foram realizados cultos a Deus no lugar onde seria o nosso futuro Templo Matriz.

Pr.Fernandes, Pr. José Luiz,
Pr. Leoncio e Pb.Geremias
Tendo sempre a orientação do Pr. Presidente, a obra ia sendo concluída com oração, trabalhos voluntários dos irmãos e com as contribuições que não eram só em dinheiro, mas também em materiais de construção e até lanches feito pelas irmãs para os irmãos que trabalhavam incansavelmente.

A obra teve como engenheiro o irmão José Luiz da Silva, hoje pastor da nossa igreja, e residente em Recife.

Momento da inauguração
Já próximo da inauguração do novo Templo os jovens começaram a ensaiar para o grande desfile que haveria no dia da inauguração. Um grupo de 49 jovens escreveu toda a Bíblia à mão e no dia da inauguração ela foi entregue aos Líderes da igreja.

E em Agosto de 1997 inaugurou-se o nosso Templo Matriz em Petrolina, com 9 dias de festividades, culminando com um desfile festivo com a participação de todos os departamentos da igreja (fotos) em vários pelotões e a presença do pastor presidente José Leôncio da Silva (foto). O desfile teve inicio em frente ao antigo templo da Rua Padre Fraga e terminou na recém inaugurada Praça Pastor José Ferreira da Silva, local de nosso novo templo Matriz.
Momentos do desfile
Deus operou e ainda continua a operar dentro deste Templo, pois são incontáveis os milagres e maravilhavas contempladas neste lugar, de forma que a gloria da segunda casa tem sido ainda maior do que a da primeira.

Pastor Lira
No final de 1998, o Pastor José Severino de Lira, foi indicado para assumir a igreja na cidade, tendo passado por aqui pouco mais de um ano.

Logo em seguida, tivemos um período de transição quando estiveram à frente da igreja de Petrolina, os Pastores Simas Dias e Amaro Mariano de Barros.

No ano de 2000, mais precisamente no dia 16 de fevereiro o Pastor Sebastião Felix foi empossado na filial em Petrolina, trabalhando em muitas construções de outros templos em nossa cidade, pastoreando nossa igreja durante 6 anos ao lado de sua esposa.

Pr.Felix e irmã Cida
Todos estes servos de Deus cumpriram a obra que o Senhor lhes havia designado. E no ano de 2007 chegava a Petrolina o nosso atual e querido pastor Elcí Ribeiro com sua família.

Pastor Elci tem dado continuidade à obra do Senhor nesta cidade, trabalhando sempre de forma muito dinâmica e organizada. Deus tem marcado o seu ministério em Petrolina com muito avivamento e derramamento do Espirito.

Pr. Elci e Gecilene
Atualmente temos muitos templos em construção e vários outros que já foram inaugurados nos últimos anos. Hoje a nossa igreja tem 127 congregações e 52 pontos de pregação organizadas em 12 áreas, cerca de 9.000 membros, 604 obreiros, conjuntos infantis, uniões de Adolescentes, grupos jovens, proates. Além de diversas atividades como: círculos de oração, escolas dominicais, campanhas evangelizadoras, grupos familiares, seminários para casais, congressos de jovens, encontro de adolescentes, encontro de crianças e muitas outras.

Deus tem cumpriu o que havia prometido, abençoou grandemente o seu povo nesta cidade, de forma que toda cidade sabe que em Petrolina há uma igreja poderosa. E essa igreja é a igreja Assembleia de Deus. 


Texto escrito por Rodrigo e Jemima, após várias pesquisas inclusive no livro "História da Assembleia de Deus de Petrolina de Amós Garcia Ferreira.

Clique AQUI e confira galeria de fotos históricas da Assembleia de Deus em Petrolina.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana