Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 21 de junho de 2013

Com gritos de "Fora Lossio", protesto pacífico "O Vale acordou", parou Juazeiro e Petrolina além da ponte. Confira galeria de fotos

Uma grande multidão, talvez nunca vista na história de Petrolina e Juazeiro para um protesto, fechou nesta quinta-feira (20) a ponte Presidente Dutra por cerca de uma hora e meia.

O protesto batizado de "O Vale acordou", atraiu milhares de pessoas e começou por volta das 17h na Praça da Bandeira, no centro de Juazeiro, percorreu algumas ruas centrais da cidade e em seguida prosseguiu pela Ponte Presidente Dutra. Em Petrolina os manifestantes percorreram alguns metros da Avenida Guararapes até chegarem à Praça Maria Auxiliadora.

Aconteceu dois momentos principais durante o protesto. O primeiro foi em frente ao Paço Municipal, onde o prefeito Isaac Carvalho costuma despachar. O segundo local foi em frente da Prefeitura de Petrolina, onde se localiza o gabinete do prefeito Julio Lossio. Em ambos os locais, as lideranças do movimento leram a Carta Aberta à população.

Em ato totalmente pacífico, não houve em nenhum instante necessidade da intervenção policial que se limitou a observar a manifestação, garantindo o tráfego da pessoas.

Como os protestos eram bastante espontâneos, além da leitura da carta, simbolicamente entregue aos dois prefeitos, aconteceram pelo menos duas manifestações dignas de nota: quando da passagem pela Ilha do Fogo vários manifestantes pediram que o espaço seja devolvido à população já que hoje é ocupado pelo exército brasileiro. Já em frente a prefeitura de Petrolina os manifestantes gritaram em coro: "Fora Lossio". Em Juazeiro não houve um "Fora Isaac".

Fato curioso é que enquanto em Juazeiro, no Paço Municipal policiais garantiam a segurança do prédio, em Petrolina, estranhamente, o prédio da Prefeitura estava totalmente às escuras e não havia nem policiais e nem tampouco guardas municipais oferecendo proteção ao patrimônio público. Ainda bem que os manifestantes eram totalmente ordeiros e pacíficos.

O prefeito Julio Lossio ainda chegou a expor em frente à prefeitura uma faixa em apoio ao protesto, mas antes mesmo da chegada dos manifestantes retirou a solidariedade do local, sabiamente, uma vez que os protestos são apartidários, e a exposição da faixa causaria mal estar.

Entre os manifestantes era possível encontrar estudantes do ensino médio das escola públicas das duas cidades, de nível superior das várias instituições de ensino superior da região, profissionais de diversas áreas e militantes políticos como o ex-candidato a prefeito de Juazeiro Marcio Jandir e a ex-vereadora de Petrolina Ana Télia. Era também possível encontrar várias famílias.

Foi um protesto para ficar na história do povo petrolinense. Pelo Brasil dezenas de cidades também realizaram o mesmo protesto. A expectativa é que as manifestações públicas sensibilizem especialmente a classe política para que reflitam sobre os temas levantados nos diversos locais onde o povo foi mais uma vez às ruas. Mas mesmo independente dos resultados que se alcance, o simples fato de participar do evento foi um exercício de democracia para todos os manifestantes.

No Vale do São Francisco os manifestantes continuaão mobilizados e já foi marcada uma próxima reunião no próximo sábado (22) a partir das 15h no Parque Municipal Josepha Coelho em Petrolina.

Clique AQUI e confira galeria de fotos do Protesto.

Escrito por Francisco Evangelista

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Fotos do Blog

Top 10 da semana