Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Codevasf discute projeto de adutora para produtores assentados da região do Pontal (PE)

O superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar, se reuniu nesta quinta-feira (06) com famílias assentadas da região do Pontal, zona rural de Petrolina. O encontro aconteceu na associação do assentamento do Gavião, área onde estão localizados vários assentamentos da reforma agrária. A pauta principal foi a questão da água para a produção das famílias que possuem áreas com tamanho médio de até 3 hectares.

A região reúne cerca de 400 famílias em pequenos assentamentos. Eles reivindicam a implantação de uma adutora para a produção e que a água que chega ao local através da sobra do canal do Projeto Pontal, continue beneficiando a comunidade. Segundo os produtores, com receio de não poderem mais dispor desse sistema, algumas famílias em locais mais próximos da tomada de água estão barrando a água, o que a impede de chegar a áreas mais distantes do canal e isso tem levado prejuízo a produção dos assentados.

João Bosco Lacerda, que havia acertado a visita ao local numa das reuniões que fez com as lideranças dos assentamentos na sede da Codevasf em Petrolina, frisou que a empresa irá formar uma comissão para buscar uma solução definitiva para ajudar os agricultores em suas áreas produtivas e que a água que tem chegado irá permanecer enquanto essa solução é discutida.

Presidente da associação dos assentamentos Welson Maciel, Maria Cícera que organizou o encontro entre o superintendente e as famílias produtoras assentadas, não escondia a satisfação em ver que a Codevasf demonstrou sensibilidade em buscar uma solução e deixar a água para ajudar na produção local.

“A gente tendo a certeza que a água não vai sair, já é uma alegria. Ficamos mais tranquilos e agradecidos à Codevasf por ter atendido o nosso pedido e ter vindo até a comunidade. Tendo água nos temos tudo”, comemorou Cícera.

Antônio Alverlagem Nunes, que preside o Conselho da Água do Pontal Perenizado, também ficou otimista após o encontro entre assentados e Codevasf. Ele, que batalha há 12 anos para conseguir água e ajudar no desenvolvimento das famílias da região, frisa que esse é um sinal bastante positivo e muito ligado a sensibilidade de João Bosco que estar à frente do órgão atualmente.

“Nossa luta é pelo projeto definitivo de termos a água para promover o desenvolvimento sustentável para esta região. Vimos que existe essa sinalização da Codevasf nas palavras do superintendente João Bosco para conceber essa iniciativa”, registrou Alverlagem.

O encontro teve ainda a presença do gerente regional de revitalização de bacias do rio São Francisco na Codevasf de Petrolina, Elijalma Augusto Beserra que frisou estar comprometido em resolver a questão junto aos assentados. “Para grandes problemas as soluções não são fáceis, mas vamos trabalhar para buscar essa solução aqui na região”, assinalou.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana