Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Indústria de Petrolina é uma das vencedores do Prêmio de Sustentabilidade Ambiental promovido pela Fiepe

A ​​Gypsum Drywall, de Petrolina, foi uma das premiadas durante ​​o Prêmio de Sustentabilidade Ambiental, promovido pela FIEPE, que reconhece as ações de indústrias as voltadas ao meio ambiente. Dezenove indústrias apresentaram suas práticas ambientais que tiveram resultados significativos na qualidade do meio ambiente, agregando valor ao negócio com reflexo na condição social da empresa e de seu entorno. “Os recursos naturais são finitos e é dever de todos nós, empresários, buscarmos a prática da reciclagem e reutilização”, explica o presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente e diretor da FIEPE, Anísio Bezerra Coelho.

As ações sobre as temáticas água, resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas e eficiência energética foram julgadas por uma banca formada por representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de PE, Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis – IBAMA, Ordem dos Advogados do Brasil – PE, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Pernambuco- ITEP, Universidade Federal de PE, SENAI e SESI.

Oito indústrias foram premiadas e receberam troféu e certificado de reconhecimento. De grande porte, foram homenageadas a Companhia Alcooquímica Naciona S/A, de Vitória de Santo Antão, com a prática Eficiência Energética; a Campari do Brasil Ltda, do Cabo de Santo Agostinho, com a Utilização de Água de Chuva em Substituição da Água Potável nas Torres de Resfriamento; a Usina São José S/A, de Igarassu, com a Geração de Energia Limpa a Partir de Fonte Renovável e a Gypsum Drywall, de Petrolina, com o Aumento de Capacidade e Rendimento Térmico do Secador. Na categoria médio porte foi vencedora a indústria Edilimp, de Arcoverde, com o Consumo Consciente de reciclagem de embalagens.

Entre as empresas de pequeno porte foram ganhadoras a Kitambar, de Caruaru, com o Projeto de Crédito de Carbono com Foco em Toda a Cadeia de Produção e a Incorporadora Reserva Camará Ltda, de Camaragibe, com o Plano de Conservação de Água (PCA) da Reserva Camará. Já de micro porte o prêmio foi para a Lavanderia Mamute, de Toritama, que criou o Tratamento e Reuso de Efluentes em Lavanderia de Jeans. Representantes das vencedoras subiram ao palco para receber as homenagens de diretores e convidados da FIEPE. Todos foram unânimes em agradecer e reconhecer que a iniciativa da FIEPE estimula investimentos nas práticas ambientais. “A FIEPE sempre estará preparada para amparar a indústria preocupada em agir com sustentabilidade” ressaltou o presidente em exercício da FIEPE, Ricardo Essinger.

Antes dos vencedores serem conhecidos, o público presente acompanhou a conferência do Diretor-presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, convidado a falar sobre “Inovação e sustentabilidade ambiental para a sociedade”. De forma clara, Saboya deu exemplos de como a tecnologia pode ajudar na preservação do meio ambiente, com a criação de cidades inteligentes que economizem o consumo de energia e de água, através de sensores. Ele anunciou como iniciativa do Porto Digital, a criação de um laboratório de objetos urbanos conectados, voltado ao desenvolvimento de protótipos que reduzam gastos desnecessários dos recursos naturais. “As tecnologias criaram os problemas ambientais, agora elas são obrigadas a resolvê-los”, finalizou.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana