Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Codevasf e agricultores discutem irrigação para assentamentos da região do Riacho do Pontal em Petrolina/PE

O superintendente da Companhia de Desenvolvimento Regional dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) Petrolina, João Bosco Lacerda de Alencar, recebeu no final da manhã desta quinta-feira (22), agricultores assentados da região do Pontal, zona rural do município, que passaram grande parte da manhã na frente da sede da instituição no município, reivindicando água para irrigar.

No encontro, uma das pautas era a garantia da água que já recebem para produzir em algumas áreas. Os representantes dos 13 assentamentos da região tiveram mais uma vez a garantia de João Bosco que a água continuará atendendo a eles. Na região vivem e produzem 285 famílias, conforme o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR).

João Bosco pediu ainda que os assentados, através de suas associações, pontuem os problemas que vêm existindo na área, especialmente sobre barramentos da água que os trabalhadores alegam estar havendo de fazendas da região. Os problemas devem ser passados à comissão formada pela Codevasf. O superintendente pediu ainda que todos se unam para cobrar dos representantes políticos de Petrolina e assim fazer chegar a liberação de recursos para estruturar a área para irrigar.

O superintendente lembrou que esteve com representantes dos assentamentos e comunidades da região do Riacho do Pontal no mês de novembro quando foi tirada a criação das comissões da Companhia e dos assentados para iniciar os estudos e saber o modelo viável de irrigação para as áreas. “Estamos levantando os gargalhos para buscarmos a solução e precisamos da colaboração de todos”, lembrou o superintendente.

Para o presidente do STR de Petrolina, Francisco Pascoal conhecido como Chicou, o importante é saber que a Codevasf vem dialogando com os assentamentos. Ele frisa que da parte dos agricultores, vão se organizarem, apresentar sugestões à Comissão de técnicos da instituição que já trabalha na área e resolver um problema que não é fácil, mas que tem solução com a união de todos.

Participaram da reunião com o superintendente da 3ª SR da Codevasf, uma comissão representeando as famílias assentadas na região do Riacho do Pontal, formada pelo presidente do STR, Chicou e das diretoras Márcia Evangelista (Formação e Organização Sindical) e Aldemira Pereira (Política Agrária) do STR; Jilmar Felix da Silva (assentamento Londrina), Maria de Lourdes Caldas (assentamento Rio Pontal); Gracilda Pereira (Sítio Coelho). Cleiton Alves (assentamento Federação) e Cleto de Lima (assentamento Poço do Angico). ASCOM

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana