Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Os animais, os mendigos e uma sociedade que cada dia mais inverte valores

Há cerca de uma semana o dono de um pequeno peixe dourado na Inglaterra desembolsou cerca de 300 libras (o equivalente a R$ 1,2 mil) em custos veterinários para livrar seu animal de um entupimento no intestino. Enquanto isso homens e mulheres sofrem pelo mundo afora com problemas simples de saúde sem que sejam tratados adequadamente.

No ano passado, muita gente lembra, quando ativistas "resgataram" cerca de 200 cães da raça beagle do Instituto Royal, no interior de São Paulo,  onde os animais eram utilizados em testes de laboratório. Naquela mesma semana um vereador do interior do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara Municipal, declarou que mendigos deveriam se tornar ração para peixes.

No primeiro caso foi uma comoção quase geral no país, com muitas declarações em defesa dos animais. Era comum nas rodas de conversas encontrar-se pessoas revoltadas com o que se fazia com os indefesos animais. Já a postura relacionada aos seres humanos, nem chamou tanto atenção assim da população, não houveram mobilizações, passou despercebido.

Infelizmente é este o cenário de uma sociedade que tenta corrigir exageros ou equívocos no trato com as animais e deixa de lado o cuidado com o próprio semelhante. É uma inversão de valores gritante, mas que não incomoda uma opinião pública que cada dia que passa perde-se dentro de si mesma.

É claro que os nossos animais, sejam eles domésticos ou silvestres precisam do cuidado da humanidade, mas o que não podemos admitir é homens e mulheres sem acesso à direitos básicos para sobrevivência. Pelo mundo afora há milhões, talvez bilhões de pessoas vivendo como escravos, abaixo da linha de pobreza, sem qualquer cuidado médico e pouco se faz acerca disso, enquanto isso as entidades protetores de animais se mobilizam em busca de um tratamento digno para os irracionais.

Animais precisam ser tratados como animais e pessoas precisam ser tratadas como pessoas

Por Francisco Evangelista

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana