Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Presidente da Moscamed busca apoio da Secretaria de Agricultura do Estado na luta contra às moscas-das-frutas

O presidente da Moscamed Brasil, Jair Virginio, apresentou à Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, um plano emergencial como proposta de controle das mosca-das-frutas para o Vale do São Francisco (VSF). A apresentação aconteceu neste mês de janeiro, durante uma reunião com a secretária da pasta, Fernanda Mendonça, o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Eduardo Brandão.

Discutir ações para o controle das moscas-das-frutas, praga que mais provoca danos à fruticultura regional, foi a pauta do encontro. Na ocasião Virginio apresentou também resultados positivos do projeto que já está sendo aplicado em Pernambuco. De acordo com o presidente da Moscamed, “a proposta é apoiar os produtores de base familiar, que possuem até seis hectares, com o monitoramento e o controle da praga, reduzindo os índices de infestação e a pressão sobre as áreas de produção para exportação do Vale do São Francisco”. Ele acrescentou ainda que “A estratégia de ação está baseada na aplicação do conceito de Manejo Integrado de Pragas, em área ampla”.

A praga é responsável por prejuízos da ordem de U$ 120 milhões por ano no Brasil, chegando a U$ 2 bilhões no mundo. A infestação atinge todas as culturas implantadas no Vale do São Francisco, com exceção do coco. A secretaria Fernanda Medonça reconheceu a necessidade de uma intervenção fitossanitária imediata. “Essa é uma demanda que deve ser priorizada e trabalhada com máxima urgência, no enfrentamento dos altos índices de infestação, para que não ocorra maior comprometimento da produção, em parceria com a Moscamed Brasil, Adab e outros órgãos do governo do Estado", frisou Medonça. O projeto foi encaminhado ao gabinete do Governador do Estado, Rui Costa, para ser analisado. ASCOM

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana