Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Direito de Imagem é tema do 8º Encontro Fotográfico na Uneb em Juazeiro

No dia 7 de março o Instituto Revelare realizará seu 8º Encontro Fotográfico, cujo tema é Direito de Imagem. O convidado é o fotógrafo e advogado, José Roberto Comodo Filho, especialista no assunto. Com diversos artigos publicados em revistas do ramo da fotografia, além das edições multimídia “Direito autoral: uso de imagem e elaboração de contratos para fotógrafos e videomakers” e “Imagem: garanta o seu direito”, Comodo é pós-graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e iniciou sua carreira fotográfica em 1994. Discípulo de grandes nomes como Cláudio Feijó, Walter Firmo, Araquém Alcântara, Iatã Cannabrava e Emídio Luisi, se revela um fotógrafo documentarista que tem como grande característica das suas fotos uma composição cuidadosa e a percepção ímpar do cotidiano. Comodo vivencia a experiência imagética como advogado e fotógrafo, por isso sua reflexão se faz tão relevante.

Para esta edição, o Instituto Revelare prepara um formato diferente do evento para contemplar um conteúdo mais amplo e que tem se mostrado uma constante nas rodas de conversa dos interessados por produção de imagens. O Encontro terá um formato de minicurso - indicado para fotógrafos de todas as especialidades; graduandos em jornalismo, publicidade e direito; gestores de agência; editoras de jornais, revistas e livros - e irá acontecer na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. Ainda que gratuito, é exigido que cada participante faça a inscrição enviando e-mail para contato@institutorevelare.com.br com seu nome completo.

Durante a explanação, Comodo vai abordar os principais direitos e deveres dos fotógrafos que atuam no ramo do fotojornalismo, da publicidade, de trabalhos autorais e de eventos sociais. O Encontro também vai esclarecer dúvidas relacionadas ao uso da imagem de pessoas com a apresentação de diversos casos reais, ocorrências que tramitaram no universo jurídico. Além desses temas, Comodo ainda reserva uma discussão afinada sobre os aspectos jurídicos da produção audiovisual, contratos e as relações dos fotógrafos com as agências de publicidade e bancos de imagens, além da produção coletiva de obras.

José Roberto COMODO Filho, formado em Direito pela Universidade de São Paulo em 1991, fez pós-graduação em Contratos e Responsabilidade Civil na mesma Universidade. Foi o responsável pelo departamento Jurídico da Rede Record entre 1998 e 2003, quando especializou-se em Direito do Autor e Uso da Imagem. Desde 2003 é, também, o responsável pela RIGUARDARE, uma escola de fotografia sediada em São Paulo. Atua como consultor de diversas editoras e advoga para mais de 200 fotógrafos em todo o país. Participa como palestrante nos principais Congressos e Festivais de fotografia.

Serviço:

Instituto Revelare - Encontros Fotográficos: J. R. Comodo
Dia: 07 de março (sábado), das 10h às 13h e 14h às 19h
Local: AUDITÓRIO ACM - localizado Departamento de Tecnologia e Ciências Humanas (DTCS) - Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro (Av. Edigar Chastinet, s/n - São Geraldo).
Mais informações: (87) 8873.0301 - Evento gratuito
Inscrições: enviar mensagem com nome completo para contato@institutorevelare.com.br

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana