Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 12 de março de 2015

Dia Nacional da Poesia será comemorado com concerto de repentistas em Juazeiro

A cidade de Juazeiro vai vivenciar o Dia Nacional da Poesia (14 de março) reunindo a diversidade cultural e literária de várias cidades do interior do Nordeste. Com o apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) praças do centro da cidade, como a Praça da Misericórdia e a Praça do Paço Municipal serão palcos para o 1° Encontro de Poetas e Repentistas de Juazeiro, em homenagem ao poeta Castro Alves e a poesia popular, como o repente e a literatura de cordel, que na avaliação do poeta Valdir Lemos, “Castro Alves tinha uma visão gigantesca. O poeta mais próximo dos repentistas”.

O objetivo desse encontro nas praças da cidade, segundo Valdir, é aproximar as pessoas da poesia de cordel. Ele que se apresenta com o também poeta e cantador Antônio Vieira, vai reunir em Juazeiro da Bahia, os maiores nomes da cantoria e do repente do Nordeste Brasileiro.

No sábado (14), poetas, repentistas, violeiros e cantadores
da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Bahia e Piauí, vão mostrar na Praça da Misericórdia, o melhor da poesia de cordel e da cultura popular nordestina. No evento haverá exposição, mostra e comercialização dos produtos artísticos, como CDs, DVDs, livros e cordéis, “tudo a preço popular”.

Tudo faz parte do Projeto “Sertão, Viola e Poesia”, que tem a coordenação de Valdir Lemos. Segundo o poeta, o projeto foi criado dia 05 de maio de 2013, juntamente com a poetisa e escritora Graciele Castro de Recife, “que também vai estar no evento em Juazeiro”, lembra Valdir. A escritora Graciele está no seu 4º livro de cordel, e junto com a também poetisa Tamires Alves, estarão no evento como “convidadas especiais”.

Ainda segundo o poeta Valdir, também tem o “Grupo Lemos” que existe há 15 anos, é formado por 10 repentistas, 04 cordelistas, 02 aboiadores e 03 coquistas. “Coquistas na verdade são emboladores, um grupo de irmãos: Jota, Jotinha e Jotão”, explicou, lembrando que várias duplas, de localidades diferentes se apresentarão no evento em homenagem ao Dia da Poesia, mas a dupla oficial é o Valdir Lemos (Juazeiro do Norte-CE) e o Antônio Vieira (Pesqueira-PE), do Projeto “Sertão, Viola e Poesia”.

Ainda se apresentarão outras duplas no Encontro de Poetas e Repentistas, segundo o anfitrião do evento. Duplas como: Paulo Maia (São José de Belmonte-PE) e João Brito (Maurité-CE) com 15 anos de carreira; Ednilton Lima (Souza-PB) e Severino Silva (São José do Egito-PE) Gabriel “O Cantador” (Souza-PB) e Joaquim Siqueira (Pesqueira-PE). Gabriel, 25 anos de carreira, é o primeiro poeta repentista a fazer um programa de rádio. E a quinta dupla Gonzaga Neto (Serrita-PE) e Airton Alves (São José do Egito-PE). “Essas duplas são oficiais”, destacou Valdir.

O poeta lembrou ainda dos cordelistas convidados para o evento, como o “Luar do Conselheiro”, Geraldo Alves (Paulistana-PI) e o cordelista, músico e humorista, Jeguinha do Cavaquinho (Conceição-PB), além das poetisas Graciele Castro e Tamires Alves, que segundo Valdir, “são convidadas especiais para enriquecer o evento”. O Grupo Lemos se reúne todo final do mês, na Associação de Moradores, no Bairro João Paulo II, em Juazeiro, para discutir, entre outras atividades, propostas culturais para o município e Vale do São Francisco.

Barquinha de Repente

Outra novidade para o Dia Nacional da Poesia em Juazeiro, desenvolvido pelo Projeto “Sertão, Viola e Poesia” em parceria com a prefeitura municipal, através da SECJU, é a apresentação de duplas de repentistas se revezando na travessia das barquinhas. “Entre as duas cidades, Juazeiro e Petrolina, trazendo a beleza da poesia popular para o sertão sanfranciscano”, destacou o titular da SECJU, Donizete Menezes, que aproveitou para convidar a população juazeirense a prestigiar e comemorar o Dia da Poesia na cidade.

A programação começa a partir das 8h, deste sábado, na Praça da Misericórdia, e se estende até às 14h, finalizando na Praça do Paço Municipal, Centro. Por Paulo Carvalho/SECJU

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana