Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 13 de março de 2015

Ecopontos são instalados no bairro de Areia Branca em Petrolina

Quem passa em alguns pontos do bairro de Areia Branca, a exemplo do Bodódromo, já pode observar a presença de ecopontos instalados por estes locais. Os equipamentos funcionarão como suporte do programa piloto de Coleta Seletiva, desenvolvido em Petrolina através de uma parceria da Agência Municipal do Meio Ambiente(AMMA), secretaria de Infraestrutura, organização não governamental Ecovale, cooperativas Renascer e Coomarca, construtora Venâncio e CTR. 

O principal objetivo do programa é mostrar à população a destinação correta dos resíduos, destacando a redução de impactos ambientais. Na manhã desta quinta (12), o prefeito de Petrolina, Julio Lossio; acompanhado da gestora da AMMA, Denise Lima; da secretária de Infraestrutura, Tatiane Lima, do representantes da Ecovale, José Rosivaldo de Sousa, além de membros das cooperativas Renascer e Coomarca, estiveram visitando a área.

Os containers estão preparados para receber o material reciclável de acordo com sua classificação. Restos de frutas e verduras, papel, plástico, por exemplo; devem ser acondicionados de maneira separada. Uma das novidades desse programa piloto é a inclusão da coleta do óleo de cozinha, que pode ser reaproveitado para a produção de sabão e biodiesel. Vale salientar que o material orgânico recolhido na feira livre e no Bodódromo é encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) para compostagem.

Além de ser uma ferramenta de proteção ao Meio Ambiente, o programa de Coleta Seletiva também desenvolve uma vertente social importante, através do fortalecimento das cooperativas de catadores. Neste projeto estão envolvidas cerca de cinquenta integrantes da Renascer e Coomarca, que podem ter garantia de uma melhor renda através do trabalho com material reciclável.

Petrolina tem se destacado cada vez mais no que diz respeito à implantação e implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituído pela lei Federal 12.305/10, que institui metas que têm como proposta a eliminação dos chamados lixões, possibilitando com que o Brasil possa estar em condições de igualdade com países mais desenvolvidos que trabalham com planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Essa lei representa um instrumento legal de enfrentamento aos problemas sócio-econômico- ambientais produzidos em decorrência do manejo inadequado de resíduos sólidos.

Dentro desse contexto, o município sertanejo já conta com as atividades de um aterro sanitário, distante cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. O aterro conta com uma área de 74 hectares, tem dispositivo para aquisição de lixo industrial, e recebe uma média de 250 toneladas de lixo por dia.

Calendário – Para facilitar a parceria com a população, foi distribuído um calendário para moradores e proprietários de empreendimentos situados no bairro de Areia Branca. O material disponibiliza informações sobre os dias de coleta, os aspectos gerais do programa, além de dicas sobre a separação correta do material a ser reciclado. ASCOM

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana