Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 30 de março de 2015

Professores são capacitados em educação empreendedora, em ação promovida pelo Sebrae Juazeiro







Educadores da rede municipal de ensino da região estão sendo preparados para levar o tema empreendedorismo para a sala de aula. A capacitação promovida pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria de Educação, começou nesta quinta-feira, dia 26, e segue até sábado, dia 28, no auditório do Sebrae em Juazeiro. O público-alvo do encontro são professores que atuam do sexto ao nono ano no ensino fundamental da rede pública

A capacitação dos docentes tem duração de 25 horas e tem a intenção de disseminar a cultura empreendedora e estimular comportamentos empreendedores em alunos de 6 a 14 anos. A metodologia inclui a elaboração do plano de aula para a implantação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com a contextualização dos conteúdos para a realidade social dos participantes. Nas escolas os alunos irão aprender, em oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios, cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

O pedagogo Paulo Dias já trabalha o tema empreendedorismo desde 2003 com seus alunos e acredita que o programa vai trazer enriquecimento profissional e novas ferramentas para sala de aula. “A iniciativa vai promover o amadurecimento da disciplina e da própria visão de empreendedorismo dos docentes, além de dinamizar o trabalho e direcionar os resultados. O conteúdo proposto pelo Sebrae vai envolver mais os alunos com o tema e ajudá-los a desenvolver características empreendedoras, que serão úteis para toda a vida”.

A professora Anid Suely Ribeiro também pretende aprofundar suas aulas de empreendedorismo com a implantação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A docente revela que atualmente não existe uma didática especifica para trabalhar o tema na rede municipal e que cada professor precisa fazer pesquisas e adequar os conteúdos para a realidade local do aluno. “O JEPP vai nos dar mais suporte para trabalhar o tema, já que disponibiliza de forma articulada e contínua os planos de aula, além de uniformizar o ensino do empreendedorismo no município”.

Em Juazeiro, o JEPP foi implantado no ano passado e já beneficiou uma média de cinco mil alunos de 16 escolas públicas e três particulares. Segundo o consultor do Sebrae na área de educação, Bruno Assis, esse ano a meta é levar o programa para mais 10 escolas da rede municipal de ensino em Juazeiro.

“Nosso foco é habilitar os professores para trabalhar a solução com os estudantes e possibilitar que os jovens sejam preparados para sair da escola não apenas para ser empregados, mas também para empreenderem. Os cursos plantam a semente do empreendedorismo e estimulam as crianças e os adolescentes a terem iniciativas e atitudes na vida pessoal. Nós acreditamos que essa formação começa na escola. E o Sebrae é parceiro neste processo”, disse.

O programa é executado nas escolas durante seis meses e pode ser aplicado dentro das disciplinas curriculares ou como atividades extracurriculares. Instituições de ensino públicas ou privadas, que tiverem interesse em aderir ao programa, devem procurar a unidade do Sebrae Juazeiro, localizada na Praça José Inácio Silva (Praça da Misericórdia), Centro, ou ligar no telefone (74) 3612-0392, para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores. ASCOM

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana