Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 27 de abril de 2015

Embrapa oferece cursos à comunidade do Vale do São Francisco

Iniciando a programação de treinamento em 2015, a Embrapa Semiárido realiza de 06 a 09 de maio, o Curso de Uso de Abelhas Melíferas na Polinização de Culturas Agrícolas, sob a coordenação geral de Dra. Márcia de Fátima Ribeiro, pesquisadora da instituição, com o objetivo de divulgar os serviços de polinização realizados pelas abelhas e as técnicas de sua utilização na agricultura, bem como a necessidade da adoção de práticas agrícolas amigáveis. O público alvo são alunos de graduação e pós-graduação que trabalhem na área de polinização, professores, pesquisadores, técnicos agrícolas, apicultores e produtores.

Na sequência, a Embrapa Semiárido realizará, o já tradicional curso sobre técnica de fertirrigação, que já está em sua 14ª edição e será ministrado no período de 26 a 29 de maio de 2015, no Escritório da Embrapa no Centro de Convenções de Petrolina. O evento tem o objetivo de divulgar entre agricultores, profissionais da extensão rural e estudantes o uso da técnica que permite aplicar água e fertilizantes ao mesmo tempo em culturas perenes e anuais.

Engenheiro agrônomo e coordenador do Curso, o pesquisador José Maria Pinto explica que o formato atual do evento deixou de tratar apenas das questões relacionadas à parte hidráulica da fertirrigação. A evolução das pesquisas, que passou a reunir informações sobre o emprego da técnica em diversas culturas como frutas (uva e manga) e olerícolas (cebola e melão), determinou a ampliação dos assuntos das suas palestras. Assim, temas agronômicos passaram a ser abordados.

De acordo com José Maria, o participante aprende sobre equipamentos e insumos apropriados para uso na fertirrigação. Mas, também, adquire conhecimentos a respeito do manejo adequado segundo as demandas por água e fertilizantes pelas plantas em cada fase de crescimento das culturas. O seu emprego é flexível em sistemas de irrigação diversos, como o gotejamento e microaspersão.

Desta forma, os participantes podem formar uma melhor consciência das vantagens dessa técnica de irrigação e adubação simultânea, que já tem amplo uso nos sistemas agrícolas modernos. O pesquisador explica que o manejo requer pouca mão de obra, além de tornar mais precisa a prática da fertilização ao aplicar adubos no exato volume de solo ocupado pelas raízes das plantas. São aspectos da técnica que contribuem para baratear os custos de produção.

As inscrições estão abertas no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.  Os telefones para mais informações são (87) 3861-4442 e 3861-4947.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana