Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 4 de maio de 2015

Juazeiro inicia nesta segunda a Campanha de Vacinação contra Gripe

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) iniciará na próxima segunda-feira (04), a 17º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (vírus que causa a gripe). O horário de atendimento para vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) será, das 8h às 12h e das 14h às 17h na zona urbana, e das 7h30 às 13h na zona rural.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, também serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas devem seguir a listagem definida pelo Ministério da Saúde e levar a prescrição médica no ato da vacinação. Qualquer dúvida procurar os postos de saúde. A meta é vacinar 80% do público alvo da campanha, que é mais de 49,6 mil pessoas.

A mobilização vai proteger o público dos seguintes vírus: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus influenza B. Segundo informações do Ministério da Saúde, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar complicações graves, além de ser um problema de saúde pública no Brasil. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 15% da população, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos.

O objetivo é reduzir as mortes e internações causadas pela doença e a principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.

A Campanha segue até dia 22 de maio e o dia “D”, Dia Nacional de Mobilização contra a Influenza está marcado para dia 9 de maio, quando a Secretaria da Saúde colocará – a disposição da comunidade – vários postos volantes, além dos fixos. Por Daniela Duarte/SESAU

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana