Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 4 de maio de 2015

Prefeitos do Sertão do Pajeú conhecem ações desenvolvidas pela Codevasf em Pernambuco

Vinte prefeitos estiveram reunidos na quinta-feira, 30, na sede da Academia da Saúde em Quixaba, no sertão de Pernambuco, para a plenária ordinária do Cimpajeú (Consórcio Intermunicipal do Sertão do Pajeú). O encontro teve como convidada especial a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf), 3ª superintendência regional que tem sede em Petrolina e atuando em 69 cidades pernambucanas, apresentando seus projetos, obras e ações da Companhia voltadas para a região, especialmente nas áreas de resíduos sólidos e hídricos. 

A preocupação com a falta de uma politica de resíduos sólidos nas cidades foi tema de destaque no encontro. A exigência legal para que as cidades brasileiras eliminem de uma vez por todas os lixões de suas áreas urbanas, tem deixado gestores em todo país preocupados, porque se não executarem a medida, sofrerão punições. A Codevasf tem dado apoio a 12 cidades das 20 que compõem o Cimpajeú dentro desse processo.

A empresa é parceira dos municípios na elaboração dos projetos executivos para a implantação do plano de resíduos sólidos local, entretanto oito integrantes do Consórcio ficaram fora da parceria e na reunião, o entendimento foi buscar meios para incluir esses municípios.

Cada cidade receberá um empreendimento. As cidades de Afogados da Ingazeira e São José do Egito sediarão a central de resíduos da região e o Cimpajeu irá criar meios para os municípios se consorciarem para avançar na eliminação dos lixões de suas áreas urbanas. A orientação dos técnicos da Codevasf e dos representantes da empresa parceira na elaboração dos projetos é que as prefeituras estruturem também um setor de meio ambiente no âmbito administrativo dos municípios.

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, reiterou a importância do trabalho de educação ambiental junto à população no processo de implantação da política local de resíduos sólidos. Segundo José Patriota, o recolhimento e tratamento adequado do lixo, foram negligenciados a vida inteira pelos gestores.

Elijalma Beserra citou alguns números da atuação da Codevasf dentro da área de recursos hídricos como a recuperação e construção de 232 barragens, mais de 40 mil cisternas entregues em 37 municípios nos últimos dois anos dentro do programa Água para Todos que contempla ainda a implantação de sistemas de abastecimento de água, investimento que chega a R$ 61.121.451,30 no estado.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana