Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 21 de maio de 2015

Viveiro produz mudas de espécies da Caatinga para serem distribuídas à população em Petrolina

Quem passa nas imediações da escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite, em Petrolina, não consegue imaginar que em uma área da unidade escolar funciona uma espécie de ‘berçário’ de espécies típicas da Caatinga. Trata-se do Viveiro Municipal, que atualmente conta com cerca de cinco mil mudas prontas para serem distribuídas. Vale salientar que a capacidade de produção do local é de dez mil plantas. A coordenação das atividades do Viveiro é da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Espécies como Caraibeira, Mulungu, Ipês, Ingazeira, Umburana de Cheiro, Aroeira, Pereiro, dentre outras, são produzidas no Viveiro e uma vez distribuídas para instituições e comunidade em geral, deverão contribuir tanto para a preservação da flora do Bioma Caatinga como para o processo de arborização do município.

“O nosso objetivo é desenvolver preservando os recursos naturais e o Viveiro tem a função tanto de promover a arborização na cidade, como propagar as espécies da Caatinga; além de sensibilizar as pessoas para a importância e os benefícios que as árvores nos trazem”, destaca a gestora da AMMA, Denise Lima.

As sementes utilizadas para a produção das mudas são obtidas durante visitas técnicas da equipe que compõem o programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s). Ao chegarem ao Viveiro, as sementes são colocadas em caixas doadas pela população e passam por um processo de germinação e, a depender da espécie, em até três meses já estão prontas para serem doadas. É importante destacar que a evolução das plantas está atrelada a diversos fatores, a exemplo do tipo de adubação, irrigação, manejo.

Somente nos primeiros quatro meses de 2015, aproximadamente 1.500 mudas foram distribuídas em Petrolina, durante ações que contemplaram associação de bairros e escolas municipais. Qualquer instituição pública ou cidadão pode requerer a doação de mudas. Para isso, basta que seja encaminhado um ofício à AMMA. Durante a entrega, técnicos do órgão ambiental oferecem dicas de plantio e manutenção da espécie.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana