Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 10 de junho de 2015

Câmara de Vereadores de Petrolina agora tem Intérprete de Libras

Desde ontem, 09, a Câmara Municipal de Petrolina passou a contar com o trabalho de uma Intérprete de Libras para traduzir as sessões ordinárias e eventos da Casa Plínio Amorim para a comunidade surda de Petrolina.

A iniciativa advém de um projeto de autoria do vereador Ailton Guimarães (PMDB), Resolução 85/2013 que dispões sobre a obrigatoriedade da presença de intérpretes/tradutores da Língua Brasileira de Sinais nas dependências da Câmara Municipal, aprovado em 2013 e que somente agora foi posto em prática. A intérprete é a professora de Libras Conceição Soares. A comunidade surda agradeceu a iniciativa e prestigiou em om número a sessão ordinária de ontem.

“E a primeira vez que vimos aqui para assistir uma sessão, para ver os projetos de cada um, o que está sendo discutido, e isso é muito importante, pois temos a necessidade de participar politicamente da sociedade. Parabéns a Câmara de Vereadores por proporcionar essa acessibilidade para nós”, disse a surda Helayne Cardoso, através da intérprete Conceição.

Aproximadamente cinquenta pessoas surdas participaram da sessão de ontem e prometeram continuar acompanhando não apenas as sessões ordinárias, mas também todos os eventos que ocorrerem na Casa Plínio Amorim.

Para Rose Andrade, Secretária Executiva de Acessibilidade que também esteve na sessão disse essa é mais uma conquista para todas as pessoas com deficiência. “Isso é uma prova de respeito às pessoas surdas e que dá dignidade as pessoas que precisam de um intérprete para conseguir ser entendidos e nós ficamos muito felizes com esse projeto do vereador Ailton Guimarães”, disse.

De acordo Com Rose Andrade a intérprete ficará à disposição não só para as sessões, mas também em todos os eventos da Câmara, bem como atendendo nos gabinetes dos vereadores a qualquer necessidade que uma pessoa com deficiência auditiva tenha para que possa ser atendida pelos vereadores.

O vereador Ailton Guimarães comemorou a efetivação do seu projeto “fico feliz em saber que estamos contribuindo para melhorar a interação entre as pessoas, promover a comunicação e a acessibilidade para a comunidade surda de Petrolina”, disse.

Por Angela Santana - Am730.com.br

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana