Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sábado, 6 de junho de 2015

Falta de tempo afeta 62% dos brasileiros

Uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association Brasil), entidade internacional dedicada à prevenção e estudo do estresse, aponta que 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo devido à sobrecarga e o excesso de tarefas no dia a dia. Outro estudo conduzido pela entidade conclui que 30% dos profissionais no País já desenvolveram a ‘Síndrome de Burnout’, um esgotamento físico e mental que pode causar problemas cardíacos, depressão, transtornos do sono e ansiedade,cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.

“A maior parte dos trabalhadores no mundo todo reclama da falta de tempo para realizar tudo aquilo que precisa (ou gostaria). O excesso de atividades, geralmente, é a causa de trabalhar muito mais do que se deveria, gerando estresse e ansiedade. O tempo gasto no ambiente de trabalho pode acabar prejudicando os momentos que poderiam ser aproveitados com a família e os amigos e a sensação de insatisfação fica evidente. Consequentemente, problemas mais graves de saúde podem se manifestar”, diz Alberto Roitman, consultor de Empresas e Carreira.

Para o especialista, será que realmente estamos estressados pela quantidade de trabalho, ou pela falta de habilidade em gerenciar o nosso tempo? Segundo ele, muitas pessoas têm dificuldade em administrar bem o seu tempo, perdendo o foco nas tarefas, ocasionando o acúmulo de pendências e a real sensação de que faltou tempo. “Muito acabam inclusive levando trabalho para casa para poderem dar conta, o que piora ainda mais a sobrecarga de atividades, pois seguem trabalhando fora do ambiente de trabalho, o que não é salutar”, observa Roitman.

Para melhor controlar as atividades no dia a dia e no trabalho, o consultor dá dicas simples e que podem ajudar. Confira:

1. Anote em uma agenda todas as atividades previstas. Escreva seus compromissos planejando cuidadosamente o tempo que levará em cada um deles. Não se esqueça de contemplar tempos de deslocamento entre um local e outro. Lembre-se que o trânsito é um fator imprevisível.

2. Aprenda a dizer não para alguns compromissos. Antes de aceitar participar de reuniões ou eventos, consulte previamente sua agenda. Avalie a possibilidade de realizar alterações ao longo do dia em caso de sobreposição de compromissos. Caso não seja possível, não se desespere. Negue o convite, mas explique o motivo da sua indisponibilidade.

3. Avalie se determinados assuntos podem ser resolvidos por telefone ou e-mail. Em caso positivo, proponha discutir o assunto por estes meios. Conversas presenciais geralmente levam mais tempo devido a grande facilidade de dispersão para outros temas.

4. Use a internet para fazer quase tudo. Ao invés de comparecer pessoalmente ao Detran, Poupa Tempo ou Cartórios, descubra se o serviço que você precisa já é oferecido pela internet. Pouca gente sabe que pela internet é possível registrar um boletim de ocorrência, solicitar atestado de antecedentes criminais, consultar SPC/ Serasa e até mover uma ação judicial!

5. Use Aplicativos no seu celular. Com o avanço da tecnologia os aplicativos têm servido como um grande aliado na gestão do tempo. Como muitos deles são gratuitos, basta fazer o download no seu celular para descobrir ruas interditadas ou com muito trânsito, chamar um taxi ou acessar seu computador pessoal. Administradores.com

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana