Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 5 de junho de 2015

Odacy alerta sobre agressões nas nascentes e esgotos jogados no Velho Chico em dia de defesa do rio

Após instalar oficialmente a Frente Parlamentar pela Revitalização do Rio São Francisco e demais rios de Pernambuco na Assembleia Legislativa, neste dia 3, o deputado estadual Odacy Amorim, líder do PT na Alepe, fez questão de participar em Petrolina, da programação do Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. O ato teve início com uma caminhada pelas principais avenidas da cidade, terminando com uma série de manifestação nas margens do rio, orla 1 de Petrolina.

“Estamos aqui defendendo o rio porque o São Francisco representa vida e a gente defende a vida com qualidade e respeito ao meio ambiente. Neste dia em que instalamos oficialmente essa Frente Parlamentar, feita de forma simbólica neste dia especial e num momento de reflexão em todos os estados por onde o São Francisco passa. Em Petrolina, representantes da sociedade civil como índios, pescadores, demais entidades comunitárias, políticos e imprensa, se unem para alertar sobre a importância de se proteger o nosso Velho Chico”, afirmou Odacy.

O parlamentar ressaltou em sua fala durante o ato, que essa proteção do rio passa por ações de revitalização, como a proteção às nascentes dos rios, especialmente do rio São Francisco, onde se mais agride o Velho Chico.

“Esgotos ainda são jogados no São Francisco. Já enviamos através da Frente, ofícios aos prefeitos para saber como anda a questão do saneamento e dos resíduos sólidos nos municípios. Essa é uma luta importante. Tem que se acabar com os esgotos jogados in natura nos rios, como é também necessário, combater o desmatamento nas nascentes do rio São Francisco. Esse é o ponto fundamental”, destacou Odacy Amorim.

Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar pela Revitalização do rio São Francisco e demais rios de Pernambuco será coordenada pelo deputado Odacy Amorim com a presença de outros parlamentes. Durante a instalação, a Frente ganhou novos membros como os deputados Ricardo Costa (PSB), Priscila Krause (DEM) e deputado Sílvio Costa Filho (PTB), líder da oposição na Assembleia Legislativa. A deputada Socorro Pimentel (PSD), também presente, já integra o colegiado.

“Essa Frente Parlamentar é de suma importância para o nosso estado. A partir deste momento, saberemos como e aonde agir para proteger o Velho Chico. Parabenizo o deputado Odacy Amorim por essa iniciativa”, afirmou Sílvio Costa Filho.

Segundo Odacy, a Frente irá durar dois anos e ao final será feito um diagnóstico completo das condições de 29 rios que Pernambuco possui. “Vamos fazer visitas, debates, audiências para levantar um diagnóstico completo da situação dos rios em Pernambuco. No caso do rio São Francisco, ele é terá atenção especial por sua importância e por suas águas passarem a abastecer em breve quase todo o estado com o ramal da Adutora do Agreste que vem sendo implantado”, explicou o coordenador do grupo.

O petista informa que durante a atuação da Frente dos rios irá envolver órgãos como a CPRH (Agencia Estadual do Meio Ambiente), Ministério do Meio Ambiente e o Ministério Público que Odacy pretende convidado para algumas discussões.

“São 29 rios de Pernambuco e vamos saber a situação de cada um, dá sequência ao que é feito no dia a dia, ampliando a fiscalização. No final, vamos apresentar um diagnóstico apontando medidas de proteção aos rios pernambucanos. Esse documento será enviado às autoridades competentes. Precisamos cuidar dos nossos rios e apontar como fazer isso melhor. Essa será a meta dessa Frente Parlamentar”, destacou Odacy Amorim. ASCOM

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana