Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 1 de julho de 2015

Durante encontro com Dilma, Obama diz ver Brasil como 'potência global'

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira, durante entrevista coletiva com a presidente Dilma Rousseff, que "não vê o Brasil como uma potência regional, mas (como) uma potência global".

Obama e Dilma falaram a jornalistas após se encontrarem na Casa Branca quase dois anos depois de a brasileira cancelar uma visita aos EUA após denúncias de que havia sido espionada pelo governo americano.

Questionada sobre o episódio, a presidente afirmou que o problema havia sido superado. "De lá para cá, algumas coisas mudaram", disse a presidente, citando declarações de Obama de que não haverá "intrusão em países amigos".

"Eu acredito no presidente Obama e ele também me disse que, se precisasse de alguma informação não pública do Brasil, me telefonaria."

Durante o encontro, Dilma parabenizou Obama pela reaproximação com Cuba: "É o fim da Guerra Fria e o estabelecimento de relação de qualidade (com América Latina)", disse.

A presidente também afirmou que pretende transformar a cooperação na área de inovação em um dos "temas centrais" nas relações entre o Brasil e EUA e que o Brasil quer dobrar a corrente comercial com Estados Unidos em uma década.

Informal, Obama chamava presidente brasileira pelo primeiro nome: "Dilma, quero agradecê-la por elevar a relação bilateral a outro nível"

Obama diz querer voltar ao Brasil: "Não tive a chance de ir ao Carnaval, e o vice-presidente (Joe) Biden foi à Copa do Mundo, não eu". BBC

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana