Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
domingo, 25 de outubro de 2015

Ação de peixamento insere dez mil alevinos em trecho mineiro do São Francisco

Mais de dez mil alevinos das espécies nativas curimatã-pacu e matrinxã foram inseridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no rio São Francisco nesta semana no município mineiro de Iguatama. O peixamento ocorreu no local conhecido por “Barca”. A ação é fruto de convênio mantido entre a Codevasf e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, situado no município de Três Marias. Edson Vieira Sampaio, chefe do Centro Integrado, destaca o objetivo do projeto. “Esse projeto visa melhorar o estoque pesqueiro, manter a biodiversidade dessas espécies, principalmente as que tinham desaparecido, conscientizar a população e tentar melhorar o meio ambiente”, explica.

Além de representantes da Codevasf e da Cemig, participaram do evento a Prefeitura Municipal de Iguatama, Câmara de Vereadores, Polícia Militar Ambiental, Colônia de Pescadores de Formiga – Z 06, crianças assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social - CRAS e pescadores da localidade. “Nós temos previsão de fazer mais um peixamento em Piumhi no dia 12 de novembro. Então a intenção é recompor com espécies nativas porque o barramento prejudicou a migração desses peixes e muitas espécies desapareceram, então o matrinxã já tinha desaparecido, o pirá já não existe mais e muitas espécies diminuíram a captura e foram substituídas por espécies menores”, destaca o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias.

Em 2015, outros peixamentos já foram realizados pela Codevasf em Minas Gerais nos municípios de São Gotardo, Pompeu, Martins Campos e Três Marias. ASCOM

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana