Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sábado, 17 de outubro de 2015

Começa nesta terça-feira (20) a XII edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com a proposta de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico, começa nesta terça-feira (20) em Petrolina – PE, a XII edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A abertura do evento, que é oferecido gratuitamente pelo Sesc Petrolina em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será às 14h, no Ginásio do Sesc com a apresentação da Banda Marcial do Colégio Dom Bosco e show musical com Dalmo Natan.

Depois, o público poderá conferir a palestra Estratégias e Técnicas utilizadas no Controle de Moscas-das-frutas no município de Petrolina, que será ministrada a partir das 15h, pelo engenheiro agrônomo da Uneb, Edi Tácito Almeida. A programação prossegue até a próxima sexta-feira (23), das 8h às 17h, com debates, palestras, mostras de pesquisas e experimentos, além de apresentações culturais, visitação de estandes nas dependências do Sesc e uma série de oficinas que serão oferecidas na Univasf Campus Petrolina.

As palestras vão abordar os temas: DNA a Molécula da Vida, Contribuições da Biotecnologia para a Ciência e o Desenvolvimento, Energia e Meio Ambiente, Sustentabilidade em Foco e Conservação do Solo em Ambientes Semiáridos - perspectivas e desafios. Já as oficinas estarão trabalhando os assuntos: Microscopia de Luz, Extração de DNA, Polímeros Condutores, Métodos de Extração em Fitoterapia, Principais Teorias sobre a Origem da Vida, Noções de Primeiros Socorros, Metabolismo Vegetal – Fotossíntese e Tipos de Energia.

De acordo com a coordenadora do evento Elisangela Magalhães, ainda há vagas para as oficinas e palestras e os interessados devem procurar o Sesc Petrolina ou pelo telefone (87) 3866-7460. “Pretendemos mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, adiantou.

Instituições
A coordenadora enumerou também as instituições que estão participando da Semana. “Estamos contando com instituições, a exemplo do Museu Itinerante de Anatomia Animal/Univasf, IF Sertão Campus Petrolina (Robótica), Embrapa (Técnica de Manipulação Vegetal pela Biotecnologia), Colégio Auxiliadora (Quimioluminescência), Escola de Aplicação (Os Sentidos, tipos de Energia e Origem da Vida), Colégio Decisão (Experimentos de Robótica), Compesa (maquete virtual da Estação de Tratamento de Água e Esgoto) e Sanvale (Fontes Alternativas de Energia Sustentável). Além da Sala de Ciências, onde o visitante poderá conhecer experimentos com ondas e reflexão de luz, células Foto Microbianas e absorção de luz por corpos escuros”, finalizou Elisangela Magalhães.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana