Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Facape recebe filósofos colombianos no 1º Seminário de Filosofia eassina convênio com Universidade de Bogotá

Alunos e professores do curso de Direito receberam esta semana os filósofos colombianos Gérman Guillén e Victor Espinosa na 1ª edição do Seminário de Filosofia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O evento, organizado pelo colegiado de Direito, teve como tema 'Direito e Filosofia: a justiça em Emmanuel Lévinas'.
 
O objetivo do evento é despertar nos alunos o interesse pelo estudo da filosofia. Segundo Gérman, a desvalorização das Ciências Humanas na educação não acontece apenas no Brasil.

“Dediquei muitos anos da minha vida a trabalhar com filosofia e me pergunto por que as humanidades são sistematicamente minimizadas e, em muitos casos,eliminadas? Quanto mais cresce o interesse pela produtividade científica e tecnológica, quanto mais submetemos nossos países às demandas da economia mundial, menos se ensina humanidades”, completou.

No seminário, os palestrantes discutiram os problemas sociais enfrentados pela sociedade contemporânea com base na concepção de justiça do filósofo francês, Emmanuel Lévinas. Durante o evento, o presidente da autarquia, Rinaldo Remígio, e o professor Gérman assinaram um convênio de cooperação didática entre a Facape e a Universidade Pedagógica Nacional, em Bogotá, na Colômbia.

O convênio

Antes do seminário, o professor Rinaldo Remígio participou de uma reunião com os filósofos para discutir detalhes do convênio que tem como objetivo possibilitar o intercâmbio de publicações científicas entre as universidades.

Segundo o presidente, o encontro também foi o primeiro momento de conversa sobre a mobilidade discente e docente entre a Facape e a Colômbia. “Acredito que essa será uma parceria duradoura e produtiva para as duas instituições”, completou Remígio.
 
A expectativa é promover e facilitar relações didáticas, científicas e culturais entre as duas instituições, como o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos, e o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa. Outro benefício trazido pelo convênio é a circulação de publicações científicas. ASCOM

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana