Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 12 de outubro de 2015

G20 propõe modelo de gestão e integração de municípios do Semiárido

Um encontro, onde as 20 principais cidades do Semiárido nordestino vão debater os desafios, políticas e diretrizes, para integração e criação de um modelo de gestão com maior atenção dos governos federal e estaduais. Já está praticamente tudo pronto para o G20 Semiárido (Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional), que vai movimentar a cidade de Petrolina – PE, nos próximos dias 22 e 23.

A abertura do evento, iniciativa inédita em todo país, será no dia 22 às 19h, no auditório do Senai com a conferência “O Novo Semiárido”, proferida pela economista e socióloga Tânia Bacelar. Além de reivindicar pautas de estruturação dos municípios envolvidos, a intenção do encontro é mostrar ao próprio Semiárido e à outras regiões do país o potencial econômico do Nordeste - com o claro sentido de buscar incentivos e diminuir as discrepâncias de desenvolvimento intra e inter-regionais.

“Ao reunir as potencialidades destas 20 cidades, que respondem juntas por um PIB de R$ 50 bilhões e reúnem 4,6 milhões de habitantes, além de evidenciarmos nossa força e integração, também estaremos atraindo novos investimentos”, destaca o prefeito de Petrolina e idealizador do evento Julio Lóssio. Estão confirmadas as participações de gestores, especialistas, representantes de organizações sociais e instituições de todo o país. São esperados também estudiosos da região Semiárida ligados à universidades, ministérios, secretarias e institutos de pesquisa.

Na sexta-feira (23), os trabalhos começam às 8h30 com uma mesa redonda apresentando o tema Logística e Infraestrutura. O secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional Irani Braga debate o assunto com Érico Miranda, ex-secretário de Planejamento de Campina Grande – PB, e com Fábio Guedes, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas – Fapeal.

Ainda pela manhã, a mesa redonda com o tema Cadeias Produtivas e Dinâmicas Econômicas, vai reunir o superintendente do Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste/ Banco do Nordeste – BNB Francisco José Bezerra, o coordenador de Estudos do Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco Aristides Monteiro Neto e João Ricardo Lima, pesquisador em economia aplicada da Embrapa – Semiárido e professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicada de Petrolina – Facape.

Carta do Semiárido

No período da tarde, as atenções se voltam para o JB Hotel, onde começa às 14h, uma reunião de cúpula com a participação dos prefeitos e secretários municipais das cidades do G20 Semiárido. Ao final, será divulgada a Carta do Semiárido, redigida pelos municípios: Arapiraca (AL); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina (PE) e Mossoró (RN).

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana