Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Papel das universidades será um dos temas da programação do G20 Semiárido

Reitor da Univasf
Representantes de 18 universidades e centros de pesquisa do Semiárido brasileiro, estão sendo esperados no JB Hotel, em Petrolina – PE, a partir das 14h, desta sexta-feira (23), para uma reunião que vai discutir a participação do ensino superior e da pesquisa no desenvolvimento regional.

O encontro, faz parte da programação do G20 Semiárido - Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional, que começa na quinta-feira (22) e vai reunir ainda no município, prefeitos e secretários de planejamento de 20 cidades polos do Semiárido brasileiro, além de representantes de órgãos governamentais e atores sociais de todo país.

De acordo com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Julianeli Tolentino, a reunião das universidades e centros de pesquisas promete uma série de avanços na integração do conhecimento técnico-científico com as políticas públicas que norteiam os investimentos das cadeias produtivas do Semiárido brasileiro.

“Iremos aproveitar bastante este momento muito oportuno para estudarmos os mecanismos de crescimento sustentável e diminuição das desigualdades regionais. A presença de todo esse potencial intelectual, que envolve as pesquisas e profissionais dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, vai dar uma grande contribuição para composição da Carta do Semiárido - documento final do G20”, destacou Julianeli Tolentino, que garantiu ainda um assessoramento permanente das universidades e centros de pesquisa aos gestores dos municípios participantes do encontro.

Programação

O G20 Semiárido começa na quinta (22), às 19h, no auditório do Senai com uma conferência da economista, socióloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Tânia Bacelar.No segundo dia do Fórum, serão realizadas duas mesas redondas no auditório do Senai, a partir das 8h, com os temas: Logística e Infraestrutura e Cadeias Produtivas e Dinâmicas Econômicas.
 
No turno da tarde, além do encontro das universidades o JB Hotel também vai sediar, a partir das 14h, a reunião de cúpula dos prefeitos dos 20 municípios de maior poderio econômico da região nordestina (respondem juntas por um PIB de R$ 50 bilhões e reúnem 4,6 milhões de habitantes).

Ao final do Fórum, será apresentada a Carta do Semiárido, escrita pelos representantes dos municípios: Arapiraca (AL); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina(PE) e Mossoró(RN). Também vão fazer parte do Fórum os municípios de Tobias Barreto (SE), Picos (PI) e Janaúba (MG).

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana