Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Projeto Glob realiza Usinas de ideias durante SemiáridoShow 2015

O projeto Glob - Governança Local para Biodiversidade, em sua 2ª Usina de Ideias propõe ações dentro da Feira SemiáridoShow 2015 com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas da pesca artesanal e do maracujá da Caatinga. Nesse segundo momento, as oficinas serão voltadas para grupos do Território Sertão do São Francisco, especialmente pescadores/as, agricultores/as, representantes de organizações da sociedade civil e públicas.

O objetivo do projeto é fortalecer os sistemas produtivos, o diálogo e a troca de experiências entre todos os agentes econômicos e sociais. Instituições locais públicas ligadas à Secretaria do Desenvolvimento Rural, grupos produtivos, organizações da sociedade civil, participantes de grupos das regiões e representantes dos países como Moçambique e Angola, também participam do projeto, compartilhando pontos de vista sobre política e programas de governança para biodiversidade local.

De acordo com Leonardo Di Blanda, representante da Coospe (Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes), a Usina permite interações entre produtores/as e técnicos/as, para juntos analisarem as demandas e necessidades de todos os grupos. A intenção “é promover a participação entre os países, é compartilhar as informações igualitárias, e de certa forma saber o que está acontecendo na Angola e Moçambique no ponto de vista da política e programas da biodiversidade local”, explica Leonardo.

A Feira SemiáridoShow foi escolhida para realização da Usina por ser um evento que já discute a valorização da agrobiodiversidade local, sendo também uma oportunidade de técnicos/as da Angola e Moçambique conhecerem o que está acontecendo nesta região, quais as tecnologias sociais que estão sendo desenvolvidas e como podem ser adotadas nestes países, explica Leonardo Di Blanda.

A Usina terá a sua terceira edição no final do ano, introduzindo ideias que possibilitem apresentação de pequenos projetos demonstrativos que serão apresentados aos demais financiadores. O projeto Glob visa não só promover as boas práticas e tecnologias sociais, “mas também denunciar o que está acontecendo no Território, para sensibilizar os que tem poder para fazer algo”, diz Leonardo ao pontuar que as discussões vão além dos pontos específicos ligados as cadeias produtivas, mas consideram todo o contexto ao qual os grupos pertencem.

A 6ª edição da Feira Semiárido show 2015 é uma realização da Embrapa em parceria com o Irpaa. A Feira vai acontecer de 20 e 23 de outubro, na Embrapa Produtos e Mercados, BR 428, KM 148, Petrolina – PE

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana