Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 20 de outubro de 2015

Solenidade de abertura da Semiárido Show 2015 reúne centenas de pessoas em Petrolina

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira, esteve representando o prefeito Isaac Carvalho, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, nesta terça-feira (20), na Embrapa Produtos e Mercado - Petrolina, durante a cerimônia de abertura da sexta edição da Feira Semiárido Show. A Feira prossegue até o dia 23 de outubro.

O evento que tem como tema “Territórios, água e agroecologia: bases para a vida no Semiárido” reuniu na solenidade de abertura: o diretor-executivo de transferência de tecnologia da Embrapa Waldyr Stumpf, o coordenador geral do IRPAA Cícero Félix dos Santos, o deputado estadual de Pernambuco Odacy Amorim, o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário Onaur Ruano, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco Nilton Mota, o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia Jerônimo Rodrigues, o chefe-geral da Embrapa Semiárido Pedro Gama, o diretor da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) Naidison de Quintela Baptista, dentre outros.

Na ocasião foi lançado pelo pesquisador Fenelon do Nascimento Neto, o site ‘Agrofonte’ da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Cerca de oito hectares foram destinados à instalação de estandes para exposição de produtos e serviços, além das salas para realização de minicursos, palestras e seminários. A SemiáridoShow também conta com o espaço voltado para divulgação e comercialização de produtos artesanais, a "Vila da Economia Solidária" - com expositores de vários territórios, que objetiva fortalecer as experiências econômicas e o cooperativismo dos agricultores familiares e suas organizações.

Para o secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira, o evento possibilita a difusão de conhecimentos e tecnologias sobre as potencialidades do Semiárido brasileiro. "Temos a possibilidade de tornar as pesquisas desenvolvidas no âmbito da agricultura familiar acessível às famílias, estudantes, num espaço que reúnem serviços, tecnologias, produtos e capacitações de fácil acesso e aplicação de baixo custo”, Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva observou que esses encontros “tem acentuado o diálogo entre segmentos do setor público e da sociedade civil com o objetivo de construir possibilidades de desenvolvimento regional baseado nos recursos naturais, culturais e socioeconômicos da região”.

A Feira tem ainda demonstração de sistemas de criação animal (bovinos, ovinos, caprinos, galinha caipira e peixe, bem como produção de mel de abelha sem ferrão), sistemas de plantio com variedades de diferentes culturas alimentares, tecnologias de captação, armazenamento e manejo de água de chuva, dentre outros.

Também estiveram presentes na solenidade, representantes de instituições ligadas ao setor, vereadores de Juazeiro e Petrolina, representantes de associações, estudantes e sociedade civil organizada.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana