Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 13 de outubro de 2015

UPAE e HDM lembram o Dia do Terapeuta Ocupacional e do Fisioterapeuta

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (PE) e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP, lembramhoje (13), o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Os serviços são oferecidos nas duas unidades, profissionais da área falam sobre o tema trazendo uma reflexão sobre a importância da assistência prestada.

Para atendimento na UPAE, o paciente precisa ser encaminhado pela Secretaria de Saúde dos municípios que fazem parte da rede de cobertura da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres). " Além disso, realizamos também na Upae a Interconsulta, onde profissionais de especialidades atendidas na Unidade, como por exemplo, cardiologista, reumatologia, pneumologia, podem encaminhar seus pacientes para o serviço de fisioterapia", explica a fisioterapeuta, Rosimere Gonçalves.
 
"O setor possui quatro profissionais da área e atendemos uma média de 60 pacientes por dia em fisioterapia cardiorrespiratória, neurológica, traumato-ortopedia e reumatológica", complementa a profissional. 

Uma das pacientes atendidas pelo setor, Vera Lúcia Maria Barcelar, que faz tratamento há dois meses de bursite, tendinite e esporão calcâneonos dois pés, elogia a atuação dos profissionais. "A assistência é muito boa, os fisioterapeutas são muito competentes, tratam a gente muito bem.Formamos uma família, é uma alegria, todo mundo se encontra e conhecemos cada um", pontua. 

No HDM, os fisioterapeutas realizaram, na última sexta-feira (09), uma sessão de orientação postural e Ginástica Laboral com os funcionários da pediatria. Além de atendimentos ambulatoriais e nos demais setores da Unidade de Saúde, o setor desenvolve um papel importante nas unidades de recuperação infantil, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI)

O papel do fisioterapeuta trabalhando em uma UTI neonatal é muito diferente das outras áreas da prática fisioterapêutica. Neste ambiente realizamos consultas, diagnóstico, intervenções, além de dar suporte à família. O fisioterapeuta tem um papel especial a ser realizado como parte da equipe dando suas habilidades na mobilidade, controle postural e desenvolvimento neural”, explica o fisioterapeuta da UTI Neonatal, Aristides Mendonça de oliveira.

Já na UCI Neonatal é de suma importância a presença do fisioterapeuta. “Os recém-nascidos prematuros apresentam riscos de desenvolver complicações respiratórias e neuromotoras. É trabalhado o aperfeiçoamento da função respiratória, melhorando as trocas gasosas; prevenção e tratamento das complicações pulmonares. Manter as vias aéreas pérvias e o método terapêutico em que se usa o oxigênio. Dessa forma, diminuindo o período de hospitalização do paciente, finaliza a fisioterapeuta da UCI Neonatal, Juliana Benevides.

Na área de Terapia Ocupacional, o profissional está apto a prevenir e tratar os problemas que interferem no desempenho funcional da criança. “Realizamos a aplicação e análise de diversas atividades, tanto para estimular o desenvolvimento infantil como para minimizar o impacto negativo da hospitalização”, explica a terapeuta ocupacional do HDM, Heloisa Helena L. de Oliveira.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana