Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Odacy quer mudanças na política de carros pipa e na criação do Refúgio Ambiental Parque Tatu Bola



Duas importantes discussões envolvendo o homem e a mulher do sertão pernambucano, especialmente de Petrolina, maior cidade da região, tem tido forte atenção do deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE. A preocupação de Odacy diz respeito às mudanças do programa de carros pipa do governo do estado. Odacy se coloca contra a redução no número de veículos que vem sendo proposto pelas autoridades estaduais. Petrolina passou a ser atendida por apenas 17 veículos dos 80 que possuía.

A outra preocupação de Odacy que envolve diretamente Petrolina, diz respeito às discussões para rever o decreto de criação da Unidade de Conservação Refúgio Parque Tatu Bola situado além de Petrolina, nas cidades de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. O deputado se colocou à disposição dos nativos que foram atingidos pela criação do Parque que poderá deixar as famílias impedidas de realizarem suas atividades. A área foi criada pelo governo estadual para proteger o Bioma Caatinga, mas parece que não se foi levado em conta que as famílias vivem e sobrevivem da terra, da agricultura e criação de animais.

“Me coloquei à disposição dessas famílias desde o primeiro momento. Acompanhamos as comitivas daqui do sertão em reuniões na secretaria do Meio Ambiente no Recife e estamos caminhando para achar uma solução com muito equilíbrio. O importante é preservar a nossa caatinga, replanta-la com espécies como faveleiros e marmeleiros, e unir os nativos nessa rede de proteção para que a preservação aconteça sem prejudicar quem sempre dependeu da terra para sobreviver”, ressaltou o deputado.

Odacy foi o único parlamentar estadual presente na última sexta-feira, 13, na reunião convocada pelas entidades representativas dos agricultores como os sindicatos de trabalhadores rurais e a Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Pernambuco (Fetape) com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Sérgio Xavier, para discutir uma saída equilibrada para o impasse. O encontro ainda recebeu vereadores, especialistas ambientais e jurídicos e o Ministério Público do estado, representado pela promotora do Meio Ambiente em Petrolina, Ana Rúbia Carvalho.

Foram quase cinco horas de debate quando se chegou a um consenso: encaminhar a revogação do decreto atual e preparar a elaboração de um projeto de lei que transforme o Parque Tatu Bola em APA – área de proteção ambiental – deixando de ser unidade de conservação. A proposta é unir pontos de preservação e com as áreas para as famílias continuarem suas atividades.

“Agora teremos novas reuniões no Recife, com o Conselho Estadual do Meio Ambiente. O secretário Sérgio Xavier foi bastante solicito aos encaminhamentos discutidos de forma democrática e a partir de agora, vamos buscar entendimentos na Assembleia para agilizarmos a votação desse projeto de lei e, assim todas as famílias enfim dormirem tranquilas”, assegurou Odacy Amorim.

Carro-Pipa – Odacy defenderá também essa semana na Alepe, reforçando sua posição na audiência pública realizada na quina, dia 12, na Câmara de Vereadores de Petrolina, mudança na nova política de carros-pipa de Pernambuco. Ele frisou que fará um apelo ao governo do estado para que possa ampliar o número de carros, mesmo que se diminua o valor do pagamento do serviço, para aumentar a quantidade da água fornecida e de mais pessoas beneficiadas.

“Vou puxar esse debate na Assembleia Legislativa. É importante aumentar a quantidade da água distribuída de 20 para 40 litros porque senão, poderá haver prejuízos aos animais. Se a população do interior precisar comprar água para consumir, irá comprar e ai a ração dos animais será sacrificada, tornando a situação dessas pessoas ainda mais difícil. Temos confiança que o governo irá refletir sobre isso”, finalizou o deputado Odacy Amorim.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana