Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

"É importante lembrar para nunca mais acontecer", diz sobrevivente do Holocausto

Na noite da última segunda-feira (25), lideranças judaicas e sobreviventes do holocausto judeu se reuniram em São Paulo para homenagear as vítimas de um dos maiores genocídios da história e celebrar os 71 anos do fim deste massacre - que se comemora oficialmente nesta quarta-feira (27).

Tendo passado por diversos campos de concentração, o sobrevivente Julio Gartner ainda não se esqueceu do pior local onde viveu.

"De todos os campos por onde eu passei - Aschwitz, Mauthausen, Niederhagen - Niederhagen foi o pior campo de concentração da Europa", disse.

Já Tomas Venetianer se lembra que foi separado de seus familiares e nunca mais os viu, sofrendo com a incerteza sobre o local para onde tinham sido levados, se estavam vivos ou mortos.

"Eu, por exemplo, não tenho ideia de onde os meus tios, minhas tias e meus primos faleceram. Fomos separados e nunca mais nos vimos. Esse era o destino das pessoas que eram levadas para os campos na Polônia", relatou.

Memória
 
Os objetivos do encontro foram destacados pelo presidente da Federação Israelita de São Paulo, que lembrou que o o nazismo foi responsável pelo massacre das minorias étnicas.

"Nós temos que reverenciar e celebrar a memória das vítimas que morreram no holocausto e eu costumo dizer: não só dos judeus, mas dos judeus e as minorias, vítimas do nazismo", frisou.

Para o sobrevivente George Legman, esta é uma oportunidade de relembrar para não permitir que atrocidades como esta aconteçam novamente.

"É importante lembrar e relembrar tudo, sempre, especialmente para as novas gerações, para nunca mais acontecer o que aconteceu", disse.

Clique no vídeo abaixo para assistir:

Guiame

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana