Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Odacy solicita versão pernambucana do programa Guarde pra a Seca criado por ele quando foi prefeito de Petrolina

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Odacy Amorim, PT, aproveitou a solenidade de lançamento do Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes para municípios do sertão do São Francisco, ocorrido nesta terça-feira, 19, no Centro de Produção e Comercialização do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Petrolina, para solicitar ao governo do estado a implantação de uma versão estadual do programa Guarde pra a Seca que ele criou quando governou Petrolina entre 2007 e 2008.

A solicitação foi feita ao governador Paulo Câmara, PSB, através do secretário de Agricultura e Reforma Agrária do estado, Nilton Mota que veio à Petrolina junto com o presidente do IPA, Gabriel Maciel de lançar o programa que visa o preparo da terra para receber as sementes entregues pelo governo.

“Faço esse pedido para que dentro do Terra Pronta que é um programa muito interessante e ai aproveitando essa ação, queria que o secretário conversasse com o governador e lançasse um programa de horas máquinas depois do plantio de milho, de sorgo, para fazer silagem e guardar para a seca”, disse o deputado que lembrou de ação sua semelhante quando governou a maior cidade do sertão.

“Fiz isso quando fui prefeito que foi batizado justamente de Guarde pra Seca. A gente fazia com duas horas e meia de máquinas por produtor e foram implantados muitos silos na região de Petrolina com essa nossa iniciativa. Então se faz o Terra Pronta agora para depois fazer a silagem. Esse é nosso pedido aqui”, frisou Odacy Amorim.

Palma - Ainda no ato de lançamento do Terra Pronta que irá preparar mais de 3 mil e 500 hectares para o plantio de 204 toneladas de sementes em seis municípios que formam a Região Administração do Sertão do São Francisco, o deputado Odacy Amorim fez um apelo ao secretário Nilton Mota para ajudar na implantação de um programa de plantio de palma, ação sua através de emenda ao orçamento do estado para o Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco.

A emenda prevê o plantio de 375 mil mudas de palma em 15 hectares de terras em Petrolina e assim distribuir para os demais municípios da região. “É um projeto para ter a muda de palma e multiplicar para os agricultores. Muita gente está fazendo seu pequeno gotejo, aproveitando o poço e essa palma não chega. Muitos ganharam equipamentos de irrigação, mas já estavam roubando, estavam jogados tive que mandar recolher. Tem pendência de hora máquina em Lagoa Grande e Afrânio. Então faço esse apelo para que essa palma fosse plantada e com o valor, rapidamente a gente consegue multiplicar esse plantio”, esclareceu Odacy.

Segundo o deputado, cada hectare plantado pode receber até 25 mil mudas de palma que hoje é vendida a um custo de R$ 0,50 cada folha, onde se chega a R$ 12.500,00.

“Esse valor multiplicado vai se espalhar para esses municípios da região e é mais um benefício aproveitando a chuva. Sei que o senhor vai em busca disso. O homem do campo não exige muito da gente, mas exige o básico”, concluiu o deputado Odacy Amorim.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana