Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Prazo para biometria está chegando ao fim e muitos eleitores ainda não se recadastraram

O presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva, promoveu ações para alertar sobre a ausência dos eleitores nos postos do recadastramento biométrico. “Estamos realizando essas iniciativas contando com a eficiência do nosso corpo técnico, que além de preparado veste a camisa”, afirmou na ocasião. Os servidores do TRE-PE vão trabalhar nos finais de semana e o atendimento será misto, ou seja, a prioridade é de quem agenda, mas, tendo vaga, o cidadão será atendido na hora que chegar ao receberá uma senha.

Praticamente com o prazo de recadastramento chegando ao fim, os municípios de Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Glória do Goitá, Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Passira, Paulista, Petrolina, Santa Maria do Cambucá e Vitória de Santo Antão estão correndo contra o tempo para atender aos seus eleitores que ainda não compareceram para realizarem as revisões de seus títulos com coleta biométrica. O eleitorado atual em Pernambuco é de 6.489.588 milhões, desse total, 3.028.691 milhões (46,67%) já fizeram a biometria.

O presidente do TRE-PE ressalta que em muitos momentos, como agora no mês de janeiro, o comparecimento diário de eleitores está aquém da capacidade instalada para atendimento. “Esse fato poderá prejudicar aqueles que deixarem para fazer a revisão de seu título de eleitor no final do prazo, estipulado em 31 de março de 2016”, explica.

A revisão do título de eleitor com coleta biométrica é feita de forma gratuita e o prazo para o recadastramento é até 31 de março de 2016. Quem não fizer o recadastramento poderá ter seu título cancelado, ou seja: sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter passaporte, entre outros transtornos. O prazo não será prorrogado e estão se esgotando as possibilidades de se ampliar a capacidade de atendimento diário nos postos e centrais de atendimento ao eleitor existentes.

Para realizar o recadastramento, o eleitor deverá levar o título eleitoral (original), um documento de identidade (também original e com fotografia) e um comprovante de residência, recente.

No esforço de alcançar a meta de recadastrar todos os eleitores em Petrolina no momento há 20 guichês de atendimento funcionando e o TRE vai  dobrar para 40. A Justiça Eleitoral também está intensificando as comunicações para convocações dos eleitores, firmando parcerias com outros órgãos e entidades públicas ou privadas para divulgações, estendendo o horário de atendimento para sábados e domingos, mobiliando Juízes Eleitorais e autoridades públicas para cooperarem com o Recadastramento do Eleitor.

"Com prazo curto e dificuldades estruturais, estamos contando com o comprometimento dos servidores dos cartórios sempre tão vocacionados e competentes", afirma o presidente. 

Aos eleitores que ainda não compareceram ao Cartório Eleitoral, devem fazer isso o mais breve possível, para regularizar sua situação para ficar apto a votar nas próximas eleições.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana