Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sábado, 2 de abril de 2016

Datafolha: perfis de manifestantes pró e contra impeachment são semelhantes

Apesar de ocuparem as ruas por motivos opostos, os manifestantes dos atos a favor e contra o impeachment em São Paulo apresentam perfis socioeconômicos similares. É o que aponta o levantamento feito pelo Datafolha, divulgado hoje (02) no jornal Folha de S.Paulo. Há semelhanças entre os dois grupos em relação à renda e ao grau de escolaridade – ambos superiores à média do município.

A pesquisa foi feita com base nos atos que aconteceram durante o mês de março. No dia 13, quando foi realizada manifestação pró-impeachment, 77% dos entrevistados disseram ter ensino superior, índice próximo dos 73% que deram a mesma resposta e que estavam no protesto da última quinta-feira (31), em defesa do governo. A média municipal é de 28%.

Metade dos que ocuparam a Praça da Sé contra o impeachment declarou ganhar de 5 a 50 salários mínimos mensais. Na manifestação realizada na Avenida Paulista no dia 13, esse índice era de 61%.

A principal diferença entre os dois grupos registrada pelo levantamento está no campo da profissão. Enquanto na manifestação pró-impeachment, 5% se disseram funcionários públicos, no ato da última quinta-feira esse índice era de 16%. No dia 13, o número de pessoas que se declararam empresárias (12%) foi superior do que no ato da Praça da Sé (4%). No ato anti-Dilma, 8% se identificaram como profissionais liberais, próximo dos 5% do protesto em defesa da presidente.

O Datafolha ouviu 1.313 pessoas na Praça da Sé na última quinta-feira e 2.262 na Avenida Paulista, no dia 13. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia a reportagem completa no jornal Folha de S.Paulo

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana