Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 3 de maio de 2016

Comunidades do Semiárido vão receber Minibibliotecas e Arca das Letras com apoio da Embrapa

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Embrapa, realiza nesta quarta-feira (04) solenidade de entrega de 29 Minibibliotecas/Arca das Letras a organizações governamentais e não governamentais que atuam nos territórios pernambucanos do Sertão do São Francisco (PE) e Sertão do Araripe (PE). O evento acontecerá, a partir das 8 horas, no auditório da Unidade da empresa de pesquisa, em Petrolina - PE.

As organizações concorreram à Chamada Específica 001/2015 destinada a atender municípios localizados em Territórios da Cidadania onde a Embrapa tem atuação, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), no Semiárido brasileiro. Elas submeteram propostas de projetos de incentivo à leitura e/ou de inclusão produtiva rural, com ações específicas para uso dos acervos em suas comunidades, principalmente entre jovens rurais e agricultores familiares.

O acervo é composto por 120 publicações impressas da Embrapa; vídeos com 80 reportagens o programa Dia de Campo na TV; áudios com 160 programas de rádio "Prosa Rural"; além de um conjunto de publicações (didáticas e literárias) das Bibliotecas Rurais Arcas das Letras/MDA (13 livros infantis, 18 livros de literatura jovem-adulto, e 9 livros didáticos do 1º ao 5º ano) acompanhados de um kit expositor.

Agentes - Parte significativa do evento será dedicada à capacitação dos chamados Agentes de Leitura/Mediadores. De acordo com o MDS, trata-se de pessoas indicadas pelas comunidades e escolhidas entre aquelas que possuem perfil de promover ações culturais e de incentivo à leitura, e que se predispõe a atuar de forma voluntária e estimulando a participação de mais integrantes da comunidade quanto ao uso do acervo.

A capacitação irá orientar quanto aos procedimentos metodológicos em relação aos cuidados com os livros e aos empréstimos, além de dicas sobre como mobilizar e incentivar a leitura e ações culturais nas comunidades. Outro aspecto está relacionado à maneira de como os conteúdos das publicações técnicas da Embrapa podem colaborar com as atividades agrícolas já desenvolvidas pelos agricultores e suas famílias.

O Arca das Letras considera o agente a peça chave para a articulação da biblioteca com as comunidades.

Brasil sem Miséria - Desde 2012, a Embrapa, apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), atua com órgãos estaduais e municipais de extensão rural em 14 Territórios da Cidadania. Neste trabalho, contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, a partir da implantação de tecnologias apropriadas à inclusão produtiva rural dos agricultores.

A distribuição das Minibibliotecas/Arca das Letras tem o objetivo de ampliar o acesso às informações sobre as tecnologias e os resultados da pesquisa agropecuária para agricultores e comunidades rurais. Outra abordagem é despertar o interesse das comunidades pelo hábito da leitura.

Até o final do ano a Embrapa e o MDA vão entregar 270 Minibibliotecas e Bibliotecas Rurais Arca das Letras em municípios de 14 Territórios da Cidadania do Semiárido brasileiro, atendidos pelo Plano Brasil sem Miséria.

O local de realização do evento será no Auditório da Embrapa, na Rodovia BR-428, Km 152, s/n - Zona Rural, Petrolina – PE. Ascom

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana