Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 27 de maio de 2016

Livro de passatempos infantis com temática da caatinga será lançado hoje na Fenagri pelo Cemafauna

Pensando em uma forma mais divertida para realizar a educação ambiental para crianças, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) lançou essa semana o livro de passatempos “Brincando na Caatinga: Jogos e Passatempos”. A edição está disponível ao público na loja física do Museu de Fauna da Caatinga, no próprio Centro e será lançada hoje à noite, 27, na 26ª edição da Feira da Agricultura Irrigada em Petrolina, Fenagri.

Kathianne Souza, uma das autoras do livreto, é servidora do Cemafauna e observou a importância da educação ambiental, principalmente a voltada para crianças que constantemente visitam o Museu de Fauna da Caatinga. “Sendo formada em Artes visuais e trabalhando no Cemafauna, lugar em que me deparo todos os dias com o deslumbramento de crianças que visitam o museu e se apaixonam por nosso trabalho e pelos animais que acolhemos aqui, não demorou muito para que eu sentisse a necessidade de ver essas crianças aprenderem e participarem ainda mais”, afirmou.

De acordo com a autora ressaltou ainda que apesar de o Centro já contar com publicações que contribuem para a formação de crianças conscientes quanto a preservação do meio ambiente, ainda faltava algo que chamasse a atenção dos pequenos. “Colocamos em prática o projeto proposto de atividades para o estágio supervisionado dos estagiários Ruanna Souza e Alisson Guedes, orientados pela nossa coordenadora, professora Patricia Nicola. Eles tinham que produzir e desenvolver materiais voltados para a criançada. Então colocamos a mão na massa e transformamos as ideias em realidade, comecei as ilustrações e diagramações sempre com a ajuda de analistas que me orientavam sobre as características de cada animal, fizemos alguns testes com algumas crianças que nos visitaram para visualizar a aceitação dos jogos e passatempos e logo o livrinho foi ganhando forma e cor”, disse.

A caatinga ainda é pouco mencionada e estudada, tendo poucas publicações específicas sobre ela. De acordo com Alisson Guedes, também um dos autores, a produção veio justamente contemplar o tema abordando-o de maneira lúdica para atrair o olhar das crianças ao bioma. “Esse livro de atividades é totalmente voltado para Caatinga e por isso o diferencial em relação a outros livros que abordem o mesmo tema. Podemos considerá-lo inédito em relação a essa abordagem infantil voltada a aprender mais sobre o nosso bioma”, destacou. Ascom

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana