Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sábado, 11 de junho de 2016

45ª edição da Jecana homenageia ex-prefeito Simão Durando



Um das mais populares eventos culturais de Petrolina completa em 2016, 45 anos. Criada pelo saudoso radialista Carlos Augusto no início dos anos 70, a Jecana, como é conhecida a corrida de jegues, acontece este fim de semana na comunidade do Capim, distante cerca de 30km do centro da cidade.

A Jecana faz parte dos festejos juninos do município, integrando a programação do São João do Vale. Este ano, a 45o. Jecana Oficial do Brasil vai distribuir mais de R$ 30 mil em premiação. A programação começou ontem à noite com uma missa na Capela do Capim. Neste sábado (11) será realizado o tradicional Forró da Rabichola que terá como atrações Quarteto de 3 e Sérgio do Forró. No domingo (12) acontece a competição com a realização do Grand Prix Jeguístico, a Corrida de Burros e a disputa do jegue Fashion. A programação tem início às 10h com um desfile de fuscas e apresentação de quadrilha junina. A partir das 14h acontece o Forró do Peoirão com Flávio Leandro e a banda Pega Leve.

A edição deste ano homenageia o ex-prefeito Simão Amorim Durando. Simão era prefeito quando o evento foi realizado pela primeira vez e fez uma gestão que para sempre foi lembrando pelo incentivo ao desenvolvimento cultural e educacional do município.

O filho do ex-prefeito, disse que a família recebe a homenagem com muita alegria e satisfação. César Durando lembrou que Simão abraçou com muita alegria a 1ª. Jecana e desde então o evento cresceu. “Ficamos muito alegres com a homenagem, sabemos de como ele (Simão Durando) gostava e incentivava a cultura. A Jecana é um momento de tradição cultural da cidade e a educação e a cultura foram marcos da gestão dele (Simão Durando)”, avalia César, que durante o período em que ocupou assento na Câmara de Vereadores também se pautou pela preocupação com as manifestações culturais do município.

César agradeceu à viúva do radialista, Carlos Augusto, Francisquinha, e à filha, Mayra, que desde a morte do radialista passou a organizar o evento, junto com o comunicador e ativista cultural, Sivuca. A Jecana é realizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação de Moradores do Capim. Todo o evento terá entrada gratuita.

“Manter a tradição desta festa com grande participação popular, é uma das maiores homenagens que podemos fazer em memória a Carlos Augusto. Por isso a festa é aberta ao público e está repleta de atrativos para agradar moradores, competidores, e todos que visitarem o evento”, considerou o prefeito de Petrolina, Julio Lossio. Gazzeta

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana