Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 21 de junho de 2016

Políticos tradicionais de Pernambuco viram obras de arte nas mãos de escultor petrolinense


Miguel Arraes, Osvaldo Coelho e Eduardo Campos. O que eles têm em comum? Os três viraram ou estão virando obras de arte nas mãos do artista plástico e escultor petrolinense, Ranilson Viana, 29 anos. 

Com pouco mais de 10 anos de carreira, sendo 6 como escultor, Ranilson já esculpiu bustos de muitos políticos e não só do estado. “Já fiz ministros e ex-governadores como Miguel Arraes. O mais recente foi o busto do ex-deputado federal Osvaldo Coelho numa homenagem da Prefeitura ao parlamentar que é homenageado do São João do município. O busto foi colocado na entrada do Pátio Ana das Carrancas, local do evento e foi apresentado ao público na sexta, dia 17, durante a abertura oficial da festa”, acrescentou o escultor.

Ranilson passou a enxergar um futuro diferente aos 17 anos, quando ganhou uma oportunidade para iniciar profissionalmente a carreira. Ele vem de origem humilde, viveu até metade da adolescência no Sítio Alegria, distrito de Cristália, zona rural de Petrolina. Ele conta que só vinha à cidade umas cinco vezes no ano, não sabia nem como era Petrolina direito. Mas a arte já fazia parte da personalidade o escultor e foi com o apoio do ex-deputado Geraldo Coelho que a realidade do artista mudou.

“Ele viu um desenho que fiz do rosto dele com giz num quadro, durante uma reunião na associação da minha comunidade. Dr. Geraldo ficou impressionado e perguntou a minha vó, com quem eu morava, quem era o autor do desenho. Minha vó disse que era eu e ele me ofereceu um curso de pintura em tela. Aceitei e foi aí que tudo começou”, relatou Ranilson.

Mesmo com pouco tempo esculpindo, suas peças são bastante elogiadas e as solicitações para novos projetos chegam com frequência, especialmente para a criação de bustos de personalidades. Sua obra mais recente, o busto do deputado Osvaldo Coelho, irmão de Geraldo, é uma imagem de impacto. São mais de 4 metros de altura entre estrutura e base. Feito com estrutura metálica e acabamento em resina. Conforme Ranilson, foram mais de dois meses de estudo para fazer o busto de Osvaldo que foi projetado numa imagem tridimensional.

“Um mês antes do ex-deputado morrer, conversei com ele num encontro casual que tivemos num hospital de Petrolina, sobre minha profissão. Disse que era escultor, falei do material que usava e ele se interessou, dizendo que queria fazer uma escultura comigo. Essa imagem, além da homenagem a Osvaldo Coelho, também é uma forma de homenagear a família Coelho, em especial ao ex-deputado Geraldo Coelho que foi quem me deu a primeira oportunidade na carreira com o curso de pintura em tela que pagou para mim ainda quando eu vivia na zona rural”, relembrou o artista plástico.

Uma das filhas de Osvaldo, Ana Amélia Coelho, fez elogios à sensibilidade de Ranilson que procurou retratar um Osvaldo Coelho diferente, mais jovem, com o mesmo olhar que teve até o seu falecimento em novembro do ano passado. “Eu acho que Ranilson foi a pessoa escolhida para fazer essa homenagem. Uma pessoa sensível, simples, humilde. Ficou excelente o trabalho”, elogiou Ana Amélia durante a inauguração do busto.

Eduardo Campos – Ranilson Viana revela que está trabalhando agora na montagem do busto do ex-governador Eduardo Campos, encomendado do Recife, mas por enquanto ele não pode revelar quem solicitou. “Não posso revelar no momento, mas estou trabalhando muito neste projeto do busto do ex-governador Eduardo Campos, agarrado a ele para entregá-lo ainda este ano”, revelou Ranilson. Ascom

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana