Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 17 de junho de 2016

Projeto ‘Facape contra a intolerância’ discute violência à pessoa idosa

Idosos, estudantes e docentes se reuniram esta semana na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) para discutir a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa – organizada pela direção da faculdade – fez parte da campanha ‘Facape contra a intolerância’, que tem o objetivo de promover e ampliar as discussões sobre temáticas que envolvem atos de opressão vivenciados no ambiente acadêmico.

O evento aconteceu na data em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos – 15 de junho. A programação foi aberta pelo professor Geison Duarte, que trabalhou a interação dos participantes com alongamentos, danças e atividades físicas. Logo depois, estudantes do Colegiado de Direito, Fernanda Leal e Edson Andrade, explicaram como identificar os tipos de violência contra a pessoa idosa, destacando os meios para denúncia e as punições de acordo com a lei. Já a estudante de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE), Tatiana de Souza, ministrou a palestra ‘Violência: o avesso do respeito’.

A iniciativa foi aberta ao público e contou com a participação dos estudantes da Faculdade Aberta a Terceira Idade (FATI), projeto de extensão fruto de uma parceria entre a Facape e UPE que oferece aulas gratuitas a pessoas com mais de 50 anos.

Violência contra o idoso 
 
Segundo dados do Disque 100, serviço de recebimento de denúncias contra violações de direitos humanos, em 2014 foram registradas 27.178 denúncias de abusos contra a pessoa idosa. As mais recorrentes são de negligência (20.741 denúncias, 76,32%), violência psicológica (14.788, 54,41%), abuso financeiro e econômico (10.523, 38,72%), violência física (7.417, 27,29%) e violência sexual (201, 0,74%).

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana