Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 4 de agosto de 2016

"Mamaço" reúne mães e bebês em prol do aleitamento materno

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Coletivo SerTãoMãe está mobilizando mães, bebês, mulheres e homens que apoiam o aleitamento materno para um ato de amamentação coletiva. O I "Mamaço" do Vale do São Francisco acontece na tarde do sábado, dia 6 de Agosto, a partir das 14h, no River Shopping, em Petrolina (PE).

O objetivo do "mamaço" é promover a naturalização do ato de amamentar, especialmente em público, mostrando à sociedade que este é um direito das mães e dos bebês. A mobilização também pretende chamar a atenção para os benefícios do aleitamento materno, ressaltando ainda a importância da informação e do apoio às mulheres com filhos.

No Brasil, existem diversos casos de tentativas de impedir mulheres de amamentar em público, parte deles ocorridos dentro de centros comerciais. Essa foi a razão, segundo as organizadoras do ato, de ter escolhido o shopping para a realização deste primeiro "mamaço". Também por ser um espaço de grande circulação de pessoas, de diferentes gêneros e classes sociais.

“Ainda há muita desinformação e preconceito sobre a amamentação, principalmente em público. Na nossa cultura, o corpo da mulher é erotizado, e ela muitas vezes se sente reprimida, não só por palavras mas também por olhares”, observa a psicóloga e doula Luciana Florintino, mãe de Bento (8 meses) e membro do coletivo. “Amamentar não é fácil, depende de vários aspectos, físicos, emocionais, sociais e culturais, e nós precisamos mostrar que a amamentação não é só responsabilidade da mãe, mas de toda a sociedade”, completa.

O coletivo SerTãoMãe, organizador do "mamaço", é um grupo de cerca de 100 mães, formado inicialmente por mulheres que optaram pelo parto humanizado, e que decidiram se apoiar mutuamente na desafiante vida da maternidade. O coletivo passou a envolver também outras mães interessadas na busca por apoio e informações, englobando temas como o parto humanizado e a criação com apego, além de promover ações sociais e políticas buscando o empoderamento feminino e respeito aos direitos das mulheres.

Serviço

O que: I Mamaço do Vale do São Francisco
Quando: 6 de Agosto de 2016 a partir das 14h
Onde: River Shopping (concentração na entrada principal)
Organização: Coletivo SerTãoMãe

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana