Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Associações de agricutores discute com prefeitura realização da 1ª feira da agricultura familiar no Salitre

A realização da primeira feira da agricultura familiar do Salitre, zona rural de Juazeiro foi discutida na última sexta-feira (3) na sede do distrito de Junco – Salitre entre a União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) e a Prefeitura de Juazeiro, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária.

A feira será realizada em julho e visa fomentar e expor as potencialidades da região, a exemplo de culturas como a goiaba, maracujá, melão, cebola, tomate e tamarindo um dos carros chefes da localidade, que hoje é trabalhado como unidade de beneficiamento através da produção do doce e da polpa. “O evento seguirá os mesmos critérios adotados nas feiras de caprinos e ovinos. O foco será a agricultura familiar, mas também teremos um espaço específico para expor e comercializar caprinos e ovinos do vale e de toda região”, explicou o diretor de pecuária, José Wilson Chaves (Chaveco).

O Salitre possui lotes agrícolas destinados a agroempreendedores (pequenos produtores rurais) e empresariais. A área irrigada cultivada é de 1,5 mil hectares. Estima-se que essas zonas irrigadas gerem aproximadamente 5 mil empregos diretos. “Os salitreiros tem um histórico de reivindicações por melhorias, pois além das áreas irrigadas, temos também as áreas de sequeiros que precisam ser estimuladas. Acredito que a feira da agricultura familiar dará oportunidade de buscarmos o crescimento e uma visão diferenciada para o local, bem como a união de todas as comunidades que compõe essa importante localidade”, declarou Mineia Clara dos Santos, presidente da UAVS.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, a feira possibilitará desenvolver ainda mais a região e agregar valor aos produtos locais. “Já eram realizados eventos em outros distritos, como as feiras de caprinos e ovinos em Massaroca, Pinhões, Itamotinga e Juremal, além do festival do doce de leite. Nós pretendemos beneficiar e possibilitar eventos que fomentem o potencial de outros distritos e localidades do município como o Salitre e Abóbora, trabalhando cada região de forma diferenciada”, explicou.

A reunião contou com a presença de membros das comunidades de Campo dos Cavalos, Alfa Vaca, Goiabeira, Junco, Pateiro, passagem do Sargento, Curral Novo, dentre outras.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana