Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Grupo da Igreja Verbo da Vida leva alegria e diversão às crianças da Oncologia do Hospital Dom Malan/IMIP

Na última sexta-feira (17), as crianças internadas na enfermaria oncológica do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina receberam a visita de um grupo de voluntários colaboradores que com música, teatro, diversão e interação conseguiu arrancar sorrisos dos pequenos gigantes em tratamento contra o câncer. Os novos colaboradores fazem parte da igreja Verbo da Vida e chegaram à unidade materno/infantil em novembro, quando começaram um trabalho de socialização e entretenimento com os pacientes da pediatria e oncologia pediátrica.

As ferramentas para tirá-los momentaneamente da realidade hospitalar são simples: um violão, triângulo, chocalho, vozes afinadas, fantasias, boa vontade, amor, alegria e muita criatividade. “Nós já fazíamos esse trabalho lúdico para as crianças da igreja, mas sentimos a necessidade de expandi-lo. Então, encontramos no Dom Malan o público perfeito, pois as crianças internadas estão sensíveis e precisando de um cuidado extra. A nossa iniciativa aparentemente é bem simples, mas tem um impacto muito positivo, facilmente observado na expressão de cada rostinho”, ressalta a integrante do grupo, Rosana Alves Rodrigues.

Apesar de abordar outras vertentes, o forte do projeto é mesmo a música e sem amadorismo. O grupo conta, inclusive, com musicistas profissionais, como é o caso da Aloana Ramos Moraes, que é baterista. “A nossa intenção é fazer uma música mais elaborada e com qualidade para as crianças, afinal elas merecem a nossa dedicação”, afirma.

Quanto ao repertório, Rosana explica que ele é moldado de acordo com a demanda do público infantil. “Nós sentimos o que está funcionando melhor no momento. Se a gente percebe que as crianças gostam mais do teatrinho exploramos mais o lado artístico. Se for da música, aumentamos o número de canções. Respeitamos o tempo e aceitação da criança. Elas precisam se sentir felizes, pois esse é o objetivo”, acrescenta.

O termômetro da aprovação é o sorriso e pelo de Maria Clara de Jesus, de 5 anos, internada na oncologia pediátrica, o projeto pode continuar por muitos anos. “Gostei muito”, disse a menina de forma simples e direta.

De acordo com o coordenador geral do voluntariado, Rui Holanda, eles são chamados de colaboradores, pois apesar de não pertenceram ao quadro fixo do voluntariado são considerados parceiros. “Nós temos alguns colaboradores importantes e o grupo da igreja Verbo da Vida faz parte desse hall. Acreditamos que a alegria tem do dom da cura e sempre que acharmos parceiros com a disposição de levar alegria às crianças do Dom Malan nós iremos abraçar”, esclarece.

A vice-coordenadora, Ivanilde Emídio, destaca que os pacientes e acompanhantes perguntam pelo grupo e pedem mais apresentações: “Eles adoram e pedem bis”. O grupo se apresenta no Hospital Dom Malan a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, das 15h30 às 16h30. O próximo encontro já está marcado e no dia 07 de março eles voltam para fazer a alegria da criançada.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana