Temusados

Temusados

Dirija Já

Dirija Já

Chaveiro 24h

Blog do Francisco Evangelista. Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Preocupados com aposentadoria, agricultores participam de congresso em Recife

A família de Wladimir Trindade, 40 anos, poderá ter seu futuro decidido pelo governo federal e nem conhece todos os efeitos que a mudança na previdência tem para a pensão e aposentadoria. Não por acaso, Wladimir, que é segurança de transporte de valores, esteve no 4º Congresso Estadual da Força Sindical, em Recife, nesta segunda-feira (20), expressando suas preocupações.

“Minha categoria ganha pouco para cada valor transportado, num serviço que se torna cada dia mais perigoso. Se algo acontece comigo, minha esposa só teria direito a uma pensão de 50% daquilo que ganho, ou seja, 800 reais”, diz. A opinião do segurança é mais sintomática quando lembra da luta pela sua estabilidade, de sua companheira e dos dois filhos. “Protegemos o dinheiro alheio e não temos direito a, se morrermos, dar uma vida digna a nossa família”, diz.

A realidade de Wladimir é compreendida pelos agricultores familiares de Petrolina, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Orocó, que também estiveram no Congresso da Força para debater as mudanças previdenciária e trabalhista, propostas pelo governo Temer. A presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf), Isália Damaceno, falou no evento e chamou a atenção do público para as complicações da atual proposta. “Com essa mudança, uma agricultor que se aposenta com 55 anos, só vai se aposentar aos 65. Para ele isso se torna inviável, uma vez que o tempo de vida do agricultor é diferente do trabalhador urbano”, analisa.

Junto à Isália, uma comitiva do Sintraf foi a Recife participar do evento, como o secretário de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Agrário da entidade, Natalício Sá; além dos presidentes dos sindicatos de agricultura familiar dos municípios próximos à Petrolina.

O congresso

No congresso, os líderes de vários sindicatos chamaram a atenção para a “unidade dos trabalhadores” no momento de cobrar um posicionamento dos deputados federais e senadores em Brasília. Está marcado para 12, 13 e 14 de junho o Congresso Nacional da Força, que acontecerá em São Paulo, onde o Sintraf deve colocar em pauta os efeitos das mudanças da aposentadoria para os agricultores.

Eleita

Durante o evento, Isália Damaceno foi eleita secretária de Agricultura Familiar e Políticas Agrárias da Força Sindical. Ela é a primeira líder de sindicato do interior de Pernambuco a participar da diretoria da Força estadual, maior central de representação no estado.

0 Comentários até agora. Qual sua opinião?:

Siga-nos no Google+

Fotos do Blog

Top 10 da semana